Top

Aonde um arquiteto pode trabalhar?

Você sabe o que um profissional de arquitetura pode fazer? Hoje o Blog da Arquitetura mostra para você os segmentos que podem ser explorados por quem optar por seguir a carreira de arquiteto:

 

Desenvolvimento de projetos

Esta é a atividade mais comum entre os arquitetos e urbanistas. A função deste trabalho é projetar casas e edifícios que conciliem conforto e funcionalidade, sempre visando a sustentabilidade e o custo-benefício. Geralmente é por onde os arquitetos se inserem no mercado de trabalho, para depois se especializar em algum segmento mais direcionado.

Design de interiores

Crédito: Smart Solution

Nesse caso, a principal função é projetar espaços internos, como salas de estar, quartos e escritórios comerciais, decidindo desde a disposição dos móveis até o acabamento do material que venha a ser utilizado. O objetivo de um designer de interior não é simplesmente deixar o local mais bonito, mas sim proporcionar um ambiente mais harmônico e agradável, de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente.

Patrimônio histórico

Crédito: Blog do Mardemes
Crédito: Blog do Mardemes

O profissional que optar por seguir carreira nessa área de atuação terá a competência de restaurar edifícios, monumentos históricos e construções tombadas em geral. Os restauradores visam sempre preservar nos mínimos detalhes as características originais das obras.

É considerado um trabalho que requer uma mão de obra bastante especializada, o que gera uma escassez profissional em alguns casos – com isso o arquiteto com qualificação na área está bastante valorizado no mercado atualmente.

Paisagismo

Crédito: Guia Obra Prima
Crédito: Guia Obra Prima

O paisagismo, como o nome já diz, tem como intuito interligar as características das paisagens naturais em  obras arquitetônicas, podendo ser elas tanto casas e edifícios como também locais públicos, como praças, jardins e bosques. O paisagista também pode atuar na recuperação de paisagens naturais degradadas, causada pela construção desorganizada dos grandes centros.

Urbanismo

Primeiramente é importante salientar que boa parte das vagas relacionadas ao urbanismo estão atreladas a concursos públicos. A explicação para isso é simples: o urbanismo consiste basicamente no planejamento do plano diretor do espaço público, englobando prédios, transporte e até mesmo saneamento básico.

Além disso, um bom urbanista deve estar sempre atualizado com relação as legislações, que em muitos casos inclusive variam de município para município.

Arquitetura verde

Essa é uma área que vem ganhando maior representatividade com o passar dos anos. A função destes profissionais é desenvolver projetos tanto residenciais quanto comerciais, que não apenas respeitem as normas ambientais em vigor, mas que também interaja as características do projeto com os aspectos naturais do local ao redor, reduzindo o impacto ambiental de uma maneira geral.

Luminotécnica

Crédito: MP Eletric
Crédito: MP Eletric

O arquiteto fica responsável pelo gerenciamento e distribuição da iluminação do ambiente. Apesar de ser um ramo da arquitetura pouco conhecido, possui várias aplicações como shows, espetáculos e grandes eventos em geral. Além disso, em alguns casos também trabalha em conjunto com o designer de interiores para ambientes mais sofisticados.  o que demonstra a intercambiabilidade entre as áreas de atuações de um arquiteto.

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Folha de São Paulo