
Annie Leibovitz e as mulheres notáveis
Recentemente, foram divulgadas algumas imagens do Calendário Pirelli 2016, clicadas pela renomada fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz. Fazendo jus ao presente período de empoderamento feminino e “desobjetificação” da mulher, o calendário da famosa marca italiana de pneus trocou as modelos nuas ou seminuas por mulheres influentes e vestidas.
O padrão de beleza derivado das passarelas de moda, predominante desde a criação do calendário, foi substituído pelas “mulheres notáveis”, dentre elas a comediante Amy Schumer, a tenista Serena Williams, a artista plástica Yoko Ono e a cantora Patti Smith. Confira a seguir algumas das fotos.



+ Notáveis clicadas antes do calendário
Colaboradora constante da revista Vanity Fair, para a qual já criou dezenas de capas e ensaios, Annie Leibovitz já é veterana em fotografar mulheres notáveis. Como a capa abaixo, de uma edição da Rolling Stone de 1981, com ninguém menos do que a atriz Meryl Streep.
A Rainha Elizabeth II também se rendeu às lentes da fotógrafa, que criou um belíssimo retrato da majestade inglesa em 2007.
E o que dizer desta foto, de 2004, da bela e talentosa Cate Blanchett? Annie Leibovitz conseguiu capturar o esplendoroso sorriso da atriz australiana em uma imagem descontraída e absurdamente genial.
A bailarina e coreógrafa Twyla Tharp foi outra mulher notável que posou para as lentes da fotógrafa, anos antes do Calendário Pirelli 2016 virar notícia em todo o mundo.
A escultora Louise Bourgeois foi fotografada por Annie Leibovitz em 1997, aos 85 anos. O retrato se tornou um dos registros fotográficos mais famosos da artista francesa.