
Admire em pé: arte com cadeiras
Qualquer amante do design reconhece que muitos modelos de cadeiras icônicas constituem, por si só, verdadeiras obras de arte. Mas, alguns artistas vão além e utilizam o objeto como matéria prima de esculturas e criam obras impressionantes.
Confira abaixo alguns trabalhos que o Blog da Arquitetura selecionou para você e pense em um novo destino para aquela cadeira que perdeu a utilidade.
+ Doris Salcedo
A artista colombiana inseriu 1550 cadeiras entre dois edifícios em uma intervenção urbana para a 8ª Bienal Internacional de Istambul, em 2003. Segundo ela, os objetos representam os imigrantes sem rosto que sustentam a economia globalizada.
Em 2002, Doris Salcedo havia feito outra intervenção artística de cunho social com cadeiras: ela “decorou” o exterior do Palácio de Justiça de Bogotá, capital de seu país natal, com 280 peças, relembrando aqueles que foram foram mortos no ataque do grupo guerrilheiro M-19, em 1985 – episódio que foi narrado na série Narcos, da Netflix.
+ Baptiste Debombourg
Já o artista francês pegou 1200 cadeiras, combinadas de acordo com suas cores, e criou uma escultura que lembra uma montanha russa e desafia a gravidade. A estrutura gigante foi colocada em uma praça pública de Nantes, na França, em 2015.
+ Tadashi Kawamata
Para uma feira de arte realizada no ano de 2012 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o artista japonês criou uma escultura semelhante a uma torre, como se fosse uma redoma de cadeiras, na qual era possível até mesmo adentrar e relaxar em um sofá.
+ Marc Andre Robinson
Em 2010, o artista norte-americano levou esta escultura redonda à exposição Keep Your Seat, que exibiu peças de design conceitual inspiradas em… cadeiras. O evento foi organizado no Vitra Design Museum, na Alemanha.
+ Oki Sato
Para a 10ª edição do London Design Festival, em 2012, o designer japonês da Nendo, apresentou a série Mimicry Chairs, na qual as peças minimalistas parecem fazer parte do ambiente. O próprio posicionamento dos objetos constitui uma obra de arte contemporânea.