
Achados de São Paulo: o (lindo) orquidário Ruth Cardoso
Localizado em Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, o Parque Villa-Lobos é um espaço onde é comum ver crianças brincando, pessoas se exercitando, seja caminhando, correndo ou pedalando, e ainda quadras poliesportivas ocupadas por atletas amadores.
Mas o que pouca gente sabe é que o espaço também tem uma atração para orquidófilos e amantes de plantas: o Orquidário Professora Ruth Cardoso. Inaugurado em 2010, é como se fosse um oásis no meio do parque, com sua bela e imponente arquitetura.

Assinado pelo arquiteto Decio Tozzi, o projeto buscou inspiração no formato dos “habitats” tradicionais de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas. Ao mesmo tempo, a arquitetura do orquidário consegue aproximar ainda mais os visitantes das orquídeas abrigadas ali.
Aliás, o local recebeu o nome em homenagem à antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso. Por isso, ao adentrar o espaço, uma curiosa espécie híbrida chama a atenção do visitante. Trata-se da Rhynchosophrocattleya Ruth Cardoso, uma orquídea amarela com tom bem vibrante e detalhe vermelho. Ela foi desenvolvida por Damásio de Jesus, famoso jurista brasileiro que também coleciona essas flores.

Dentro do orquidário, que ocupa 523 metros quadrados e contém um espelho d’água ao redor, há uma exposição permanente de diversas espécies da planta, doadas pelo Instituto de Botânica de São Paulo – IBT e associações orquidófilas. O local também oferece oficinas de orquídeas e apresenta informações sobre os cuidados que a planta exige.
Confira a seguir mais algumas imagens do local, mostrando a beleza da arquitetura e de suas orquídeas.



Programe-se: a visita pode ser feita todos os dias da semana, das 9h às 17h, e é de graça.