
A inovação faz escola: projeto arquitetônico surpreende no Rio de Janeiro
Projetos arquitetônicos estão cada vez mais voltados à questão da sustentabilidade, da eficiência e economia de recursos. Não foi diferente no projeto de ampliação da escola primária MOPI, localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. A área urbana e bastante arborizada ao redor da construção tem ligação direta com o projeto e foi aproveitada como uma inspiração.
O trabalho resgata a natureza, já tão presente pela própria planta do edifício, originalmente em “U”, com a parte aberta voltada para a Floresta da Tijuca. O projeto arquitetônico, sob responsabilidade da Mareines + Patalano Arquitetura, surpreende no Rio de Janeiro por sua fachada bem diferente, composta de painéis de cobre pré-oxidado que estão presas a uma estrutura de madeira de eucalipto e que representam uma árvore abstrata.
Os painéis utilizados na fachada têm micro perfurações que permitem a passagem da luz de maneira que durante o dia a fachada é opaca, quando vista de fora, e quase transparente para as pessoas que estão em seu interior. De noite, ao contrário, o edifício se torna transparente e o efeito visual para quem o vê de fora é de se admirar.
Desde 2009, a construção vem sendo ampliada, e nos últimos três anos foi possível duplicar o tamanho das salas de aula. O prédio foi construído para facilitar a rotina escolar. Com quatro volumes conectados por varandas de circulação, a passagem de ar e o resfriamento das salas são possibilitados. A luz natural chega também na medida certa para os alunos, durante as aulas.
O formato elíptico, a utilização de aquecedores solares, de madeira de eucalipto – considerada uma matéria renovável de rápido crescimento, plantadas diretamente para a construção civil e indústria do papel –, e de estruturas metálicas pré-fabricadas que diminuem a geração de entulho foram algumas das medidas que tornaram o projeto mais econômico e sustentável.
Com uma escola dessas, não há desculpas para faltar às aulas!
Referências: Archdaily Brasil, Design Boom
Imagens: Leonardo Finotti