Top

A arquitetura de São Paulo descoberta através de caminhadas bem diferentes

É possível desvendar a arquitetura de São Paulo em caminhadas noturnas realizadas no centro da cidade, com roteiros peculiares.

Já pensou em fazer uma caminhada com os Trovadores Urbanos? Ou que tal uma Caminhada Caça Fantasmas? Essas são algumas das propostas do projeto “Caminhada Noturna” que reúne às quintas-feiras, às 20 horas, de 50 a 100 pessoas no centro da cidade de São Paulo para uma caminhada que envolve, além de momentos de lazer, aspectos culturais e arquitetônicos da cidade. A partida acontece nas imediações do Theatro Municipal e já são mais de 300 edições desde setembro de 2005. 

theatro-municipal-blog-da-arquitetura
Imagem: Guia da Semana

No último aniversário de São Paulo, na madrugada do dia 24 para o dia 25 de janeiro, a “Caminhada Caça Fantasmas” reuniu ainda mais participantes que, além da caminhada, estavam interessados em conhecer as histórias de edifícios considerados assombrados. Há guias que narram as histórias, e que vão caracterizados para criar um clima ainda mais peculiar. A caminhada percorre pontos turísticos como o edifício Martinelli, o Theatro Municipal e a Casa da Marquesa.

A programação do projeto inclui sempre um roteiro com exemplos da arquitetura e representatividade de São Paulo. Por exemplo, no próximo dia 18 de fevereiro a caminhada é baseada na história de “Tebas (Joaquim Pinto de Oliveira) – o escravo arquiteto do século XVIII”, que construiu, entre outros exemplo, o Chafariz da Misericórdia e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Já no dia 25 de fevereiro, a caminhada está programada para a Ponte das Bandeiras, sobre o Rio Tietê.

caminhada-noturna-blog-da-arquitetura
Imagem: Jornal Centro em Foco

Ficou com vontade de participar? É possível acompanhar o projeto e todo o cronograma das caminhadas através do site Caminhada Noturna.

Referências: Guia Folha, Caminhada Noturna