
A construção de um prédio com impressora 3D em Dubai
Agilidade e economia na construção civil a partir da impressão em 3D, novidade na área e aposta em Dubai.Que Dubai, nos Emirados Árabes, é uma cidade que se destaca pela inovação, principalmente no que diz respeito à arquitetura, não há dúvidas. Ali estão localizados alguns dos mais altos edifícios do mundo e a ousadia não tem fim. No segundo semestre de 2015 foi anunciado pelo Ministro para Questões de Gabinete dos Emirados Árabes, Mohamed Al Gergawi, a construção de um prédio a partir de uma impressora 3D.

A construção terá uma área interna de 185 metros quadrados e fará parte do complexo Museu do Futuro em Dubai – um espaço que abrigará exposições, elementos futuristas e laboratórios de inovação, e que deverá ser inaugurado em 2017.

A partir de um projeto digital a impressão será realizada camada por camada pela impressora, que tem mais de 6 metros de altura. Além da estrutura do edifício, os móveis também serão fabricados a partir da impressora e, posteriormente, reforçados com concreto e fibra de vidro.

O uso da impressão em 3D tem se expandido, principalmente na produção de móveis, mas ainda não é comum na construção civil. O objetivo de utilização desta técnica em Dubai é tornar o processo mais eficiente e econômico