
7 projetos marcantes de vencedores do Prêmio Pritzker
Criado em 1979 pelo empreendedor norte-americano Jay A. Pritzker e sua esposa Cindy, o Prêmio Pritzker de Arquitetura é considerado o mais importante do segmento no mundo. A cerimônia anual prestigia profissionais cujas obras demonstram uma combinação de talento, visão e compromisso, contribuindo significativamente com a humanidade e o urbanismo.
Confira a seguir sete projetos marcantes de vencedores do Pritzker que o BDA selecionou. Claro que muitas obras incríveis ficaram de fora, mas esta seleção vai encher os olhos e inspirar o seu dia.
01) Palácio do Planalto, de Oscar Niemeyer
Inaugurada em 1960, em Brasília, a obra assinada pelo arquiteto mais famoso do Brasil ajudou a torná-lo conhecido em todo o mundo e a receber o Pritzker em 1988.


02) Centro Pompidou-Metz, de Shigeru Ban
Vencedor do Pritzker em 2014, o arquiteto japonês projetou o Centre Pompidou-Metz, na França, na década passada. A obra foi inaugurada em 2010 e tem design inspirado em um chapéu chinês.


03) Galaxy SOHO, de Zaha Hadid
A arquiteta de origem iraquiana foi a primeira mulher a receber o Pritzker, em 2004. Construído em Pequim, o complexo curvilíneo de uso misto foi inaugurado em 2012.


04) Academia de Ciências da Califórnia, de Renzo Piano
O que mais chama atenção neste inovador projeto do arquiteto italiano, que recebeu o Pritzer em 1998, é o seu telhado verde. O museu foi aberto ao público em 2008, em San Francisco.


05) Hotel Marqués de Riscal, de Frank Gehry
Após o sucesso do Museu Guggenheim, em Bilbao, o arquiteto canadense-americano, que recebeu o Pritzker em 1989, foi convidado a projetar este hotel de luxo com vinícola, construído no interior da Espanha.


06) Fundação Cartier para a Arte Contemporânea, de Jean Nouvel
Localizado em Paris, na França, o edifício assinado por Jean Nouvel, que recebeu o Pritzker em 2008, foi inaugurado em 1994. O revestimento de vidro integra a obra ao ambiente.


07) Estádio Nacional de Pequim, de Herzog & de Meuron
Um dos mais belos estádios do mundo, o Ninho de Pássaro, como é conhecido, foi construído para as Olimpíadas de Pequim (2008). A dupla de arquitetos que o projetou é de origem suíça e foi reconhecida pelo Pritzker em 2001.

