
7 livros e revistas interessantes que todo arquiteto deveria ler
Quem está estudando Arquitetura e Urbanismo ou quem já é profissional deve procurar ler tudo o que existir sobre a área! E não é exagero, todo conhecimento é fator que agrega à formação e melhora o portfólio de todo arquiteto.
O BDA selecionou uma lista de livros e revistas interessantes que todo arquiteto deveria ler. Vem ver!
1) ARQUINE – Revista Internacional de Arquitetura
A revista mexicana Arquine é uma grande publicação sobre a cultura arquitetônica latino-americana. Ela teve início em 1997 e se estabeleceu como referência para profissionais da arquitetura e atua como canal para estimular uma análise nova, conhecimento e criatividade da cultura arquitetônica nacional e internacional de abordagem aberta e plural com base na selecção de qualidade
2) ENGENHO & ARQUITETURA – Geraldo Gomes
Um rico registro sobre as tipologias dos edifícios dos antigos engenhos de açúcar de Pernambuco. O autor esmiúça os quatro edifícios do engenho: a fábrica ou engenho propriamente dito; a senzala, habitação dos escravos; a capela e a casa do proprietário dos antigos engenhos de açúcar, conhecida como casa-grande.
3) DICCIONARIO VISUAL DE ARQUITECTURA – Francis D. K. Ching
Originalmente publicado em Nova York com o título “Visual Dictionary of Architecture”, foi traduzido recentemente para o espanhol e é essencial para o dia a dia do arquiteto. É ilustrado do começo ao fim, organizando 70 itens mostrando a conceituação de arquitetura (a arte e a ciência de projetar e construir edifícios) por inúmeros mestres.
+ 2G – Revista Internacional de Arquitectura
Essa publicação é monográfica, ou seja, que dedica cada edição ao trabalho de um arquiteto ou de um escritório de arquitetura.
4) CASAS PAULISTANAS – Milton Rodrigues Alves e Pedro Martinelli
Sendo ou não paulistano a obra que retrata paisagens do bairro da Mooca é interessantíssima e uma verdadeira aula de história. As fotos produzidas por Pedro Martinelli, ex-diretor de Fotografia da Editora Abril, vencedor do Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental, exibe construções da época da forte imigração operária e as mudanças urbanas com o passar das décadas.
5) GUIA DE URBANISMO, ARQUITETURA E ARTE DE BRASÍLIA – Andrea da Costa Braga e Fernando A. R. Falcão
Este é um guia específico e detalhado sobre a capital do Brasil. Conhecida mundialmente, a arquitetura de Brasília de Oscar Niemeyer, foi criada na década de 50 e é considerada o único conjunto urbano moderno reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco. O guia analisa construções sob o viés arquitetônico e artístico.
6) OS MOVIMENTOS DESEJANTES DA CIDADE – Lúcia Leitão Santos
O tema central deste livro, de acordo com a autora, é mostrar que o homem e a cidade se complementam. A obra aborda as modificações sofridas pela sociedade no século XX e aborda como o meio construído por ela também foi afetado. É uma boa discussão para quem gosta do assunto.
7) SUMMA +
Revista argentina de arquitetura e design distribuída no Brasil pela Livraria do Arquiteto. É uma ótima alternativa de leitura para arquitetos que querem se inspirar. Seu conteúdo é super bem produzido e diagramado.
LIMITES DO DESIGN… – Dijon de Moraes
Falando de uma forma básica, o livro aborda os avanços do design em vários países dos hemisférios norte e sul. Faz uma análise a partir do estudo da evolução dos materiais e do desenvolvimento da indústria. É interessanta a indagação que a obra faz sobre o uso da arquitetura e design como sinal de poder e superioridade em alguns países. Estudantes têm um capítulo inteirinho voltado para eles e ao estudo da arquitetura.
Vale lembrar que estas são só algumas sugestões, há uma bibliografia imensa sobre arquitetura e design que valem à pena ser explorada.
E você, tem dicas de livros e outras publicações sobre o tema? Escreva nos comentários!