Ícone do site Blog da Arquitetura

Para ter em casa: 6 plantas que purificam o ar

Rinite, sinusite, asma, alergias, dores de cabeça, coriza frequente, espirros constantes, dificuldade para respirar ao dormir. Cidade grande infelizmente tem dessas coisas. Quem tem a chance de visitar uma cidade do interior ou do litoral consegue perceber como as vias respiratórias se desobstruem facilmente e o quanto a poluição nos centros urbanos está em um nível alarmante.

+ Os culpados por isso

Diversos fatores contribuem para a péssima qualidade do ar, sendo as fumaças disseminadas pelos veículos e pelas fábricas e o cigarro os principais.

 

E você pode pensar que dentro do escritório, sob o frescor ingênuo do ar condicionado, você está longe da poluição, mas não. Até esses sistemas de ventilação liberam gases tóxicos como o benzeno e o formaldeído.

Assim, a longo prazo, inalando essas substâncias diariamente surgem as doenças crônicas, que tendem a piorar em épocas de tempo seco – agora, por exemplo, no Sudeste a situação está bem crítica. Na primavera isso é ainda pior.

Você pode por plantas que purificam o ar em casa ou no escritório

+ Como melhorar essa situação?

Antes de cair de cabeça nos medicamentos disponíveis, às vezes livremente (sem receita médica), saiba que há formas mais naturais de evitar o acometimento de doenças e de melhorar a respiração. Há plantas que purificam o ar, melhorando a qualidade de seu sono e bem estar no dia a dia. Elas geram oxigênio, melhoram a umidade e absorvem os gases tóxicos.

No entanto não são quaisquer plantas que são indicadas para essa finalidade, veja só abaixo!

+ 6 plantas que purificam o ar

1. Espada de São Jorge (Sansevieria Trifasciata)

Ela pode ser colocada dentro do quarto sem problemas, pois é bem resistente e suporta um ambiente com meia-sombra. A Espada de São Jorge absorve dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite, portanto, vai te ajudar bastante da hora do sono.

Se for investir só nela para melhorar o ar, recomenda-se de seis a oito plantas com aproximadamente um metro de altura por pessoa.

2. Hera-inglesa (Hedera helix L.)

A NASA classificou a hera-inglesa como uma das melhores plantas para purificar o ar, por absorver toxinas como o benzeno e o formaldeído. Tipicamente utilizada para revestir muros e paredes, ela também pode ser cultivada em vasos e xaxins.

A vantagem para os distraídos e que vivem fora de casa é que a Hera-inglesa não precisa receber água com frequência.

3. Lírio da Paz (Spathiphylum Wallisii)

Uma opção para embelezar a casa, o Lírio da Paz deve ser cultivado em lugares que não recebam a luz do sol diretamente. Suas folhas ficam danificadas caso isso aconteça.

É uma ótima ideia colocar um vaso com essa flor nos banheiros, pois ajuda a combater os fungos. Irrigue 3 vezes por semana.

4. Samambaia de Boston (Nephrolepis Exaltata)

Samambaias são clássicas, lindas e nostálgicas – lembram casa de vó! Ela funciona como um verdadeiro umidificador natural, melhorando as condições de ar dentro de casa.

As samambaias de Boston precisam da luz direta do sol e de água todos os dias.

5. Jiboia (Epipremnum pinnatum)

Muito cultivadas nos jardins brasileiros, a Jiboia é muito resistente e uma boa opção para quem trabalha demais. Você pode colocar água somente quando a terra estiver seca.

Além disso ela se adapta a qualquer ambiente e precisa de luz constante, mas não necessariamente do sol. Ela melhora o ar pois absorve formaldeído, xileno e benzeno.

6. Azaleia (Rhododendron simsii)

Para melhorar a qualidade do ar e ainda colorir sua casa, opte pelas azaleias. Elas são lindas, dando flores das mais variadas tonalidades, e têm a capacidade de filtrar os poluentes presentes no ar.

Você pode plantá-las no local que desejar e aguá-las no espaço de dois ou três dias.

 

Todas essas espécies são fáceis de encontrar e podem trazer um benefício enorme tanto para a casa, quanto para a saúde. Além disso, nada impede que você as coloque também no ambiente de trabalho, já que, além de úteis, elas são agradáveis de olhar e podem dar o efeito que faltava no ambiente.

Fonte: eCycle

Sair da versão mobile