Ícone do site Blog da Arquitetura

6 museus de design ao redor do mundo

Pinturas, esculturas, gravuras, fotografias. Essas são as principais composições de museus e galerias. Mas, cada vez mais, museus de design ganham espaço no mundo – ou o design ganha espaço em museus ao redor do globo.

O intuito dessa lista é compilar alguns lugares importantes com exposições de design, uns em grandes metrópoles, outros fora do circuito turístico das artes, mas ainda assim de grande importância para o gênero. Vamos lá?

 

+ Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA)

Com exposições incríveis de arte contemporânea e moderna, o museu é dedicado não apenas ao design, mas à arquitetura, pintura, escultura, fotografia… O Departamento de Arquitetura e Design do MoMA foi aberto em 1932, três anos após sua inauguração, e atualmente conta com 28 mil itens. Destaque para os trabalhos de Mies van der Rohe, Frank Lloyd Wright, Charles e Ray Eames e Isamu Noguchi. Uma curiosidade é que o arquivo também tem espaço para vídeo-games.

 

+ Museu do Design de Londres

Em 1989, a região central de Londres ganhou um museu dedicado ao design, tanto de produtos como arquitetônico, industrial, gráfico e de moda. O Museu do Design tem até uma famosa premiação, que prestigia o melhor design do ano – em 2014, o vencedor foi o Centro Heydar Aliyev, no Azerbaijão, projetado pela arquiteta Zaha Hadid.

 

+ Vitra Design Museum

Inaugurado em 1989, na cidade de Weil am Rhein, localizada na Alemanha, mas com fronteira entre a Suíça e a França, o Vitra Design Museum é uma fundação independente privada, que pertence à marca de móveis suíça Vitra. O próprio prédio, assinado pelo arquiteto Frank O. Gehry, já é um ponto de visitação. Possui uma das maiores coleções de mobiliário moderno do mundo, com peças produzidas a partir do início do século 19.

 

+ Design Exchange (DX)

Estabelecido em 1994, no antigo prédio da Bolsa de Valores de Toronto, no Canadá, o DX é um museu sem fins lucrativos. Sua coleção permanente inclui o Design Industrial Canadense, mas em suas exposições temporárias já passaram nomes como Frank Gehry, Christian Louboutin, Mario Bellini, irmãos Campana e Stefan Sagmeister.

 

+ Museu do Design Holon

Primeiro museu de Israel dedicado ao gênero, o Museu do Design Holon foi aberto em 2010, em Holon. Abrange, especialmente, móveis, arquitetura e joias. Aliás, a própria estrutura do local é digna de visitação, com projeto assinado pelo designer industrial israelense Ron Arad, em parceria com Bruno Asa.

 

+ Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

Inspirado no nova-iorquino MoMa, o MAM foi inaugurado em 1948. Situado no Parque Ibirapuera, o edifício original foi projetado por Oscar Niemeyer e adaptado por Lina Bo Bardi, a fim de que abrigasse exposições e coleções de arte moderna e contemporânea, inclusive peças de design assinadas por profissionais brasileiros.

Sair da versão mobile