
6 igrejas contemporâneas com arquitetura diferente
Para muitas pessoas, igrejas e templos são espaços sagrados, onde se busca refúgio espiritual. No entanto, esses locais também podem ser vistos como cartões-postais da arquitetura. Exemplos clássicos não faltam: La Sagrada Familia, em Barcelona; Catedral de São Basílio, em Moscou; Catedral de Milão… Apenas para citar alguns.
Veja abaixo uma seleção que o BDA fez com igrejas contemporâneas que chamam atenção pela arquitetura diferente:
+ Catedral de Brasília
Embora o nome oficial seja Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, a obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer é conhecida como Catedral de Brasília. Inaugurada em 1970 na capital federal, é um clássico da Arquitetura Modernista no Brasil. Composta por 16 pilares de concreto em formato hiperboloide (semelhante a bumerangues), que partem de uma área circular de 70 m de diâmetro, tem vitrais inseridos entre as colunas, permitindo a entrada de luz natural.
+ Reading between the Lines
O sugestivo nome (Ler nas Entrelinhas, em tradução livre) desta igreja localizada em Limburg, na Bélgica, demonstra o caráter artístico e provocativo da obra feita em 2011 pelos arquitetos Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, como parte do projeto Z-OUT. A edificação de 10 m de altura foi construída com 100 placas e 2000 colunas de aço corten, que foram colocadas de modo que o espaçamento entre elas possibilitasse enxergar através da estrutura, dependendo do ângulo do observador.
+ Igreja de Martinho Lutero
Projetada pelos arquitetos do escritório Coop Himmelb(l)au, esta igreja protestante com santuário foi construída em Hainburg, na Áustria, em 2011. O principal material utilizado é o aço, presente na estrutura e no revestimento externo, bem como na torre do sino, com 20 m de altura e 8 toneladas. O teto espiralado tem topo de vidro, permitindo a entrada de luz natural na sala de orações. Para o projeto, os profissionais utilizaram tecnologia de ponta para o processamento e a fabricação do metal.
+ Catedral da Aurora Boreal
Em Alta, na Noruega, o show de luzes da aurora boreal atrai visitantes de todo o mundo. Por isso, o fenômeno natural foi a inspiração para os arquitetos do escritório Schmidt Hammer Lassen Architects e Link Arkitektur, que projetaram a catedral para ser uma atração pública. Inaugurado em 2013, o monumento espiralado alcança 47 m de altura e tem revestimento externo de titânio, material escolhido por refletir as luzes do espetáculo celeste nas noites mais escuras.
+ Capela de Fita
Construída em 2013 nos arredores de um luxuoso resort em Hiroshima, no Japão, a Capela de Fita tem como referência a forma espiralada de duas fitas unidas. Logo, sua própria arquitetura deixa claro que se trata de um local projetado exclusivamente para cerimônias de casamento. Assinada por Hiroshi Nakamura, a obra com 15,4 m de altura tem uma torre de observação que permite apreciar as belas paisagens da região. As janelas de vidro, por sua vez, provêm luminosidade natural e integração à natureza.
+ Tree Church
Paisagismo e arquitetura se entrelaçam nesta rústica igreja em Ohaupo, na Nova Zelândia. Seu idealizador é Brian Cox, um amante da natureza que se propôs a construir a obra em um imenso jardim cuidadosamente planejado. No lugar de concreto, metal e vidro, as paredes e o teto da capela são revestidos com plantas, como espécies de acer, camélia e conífera. Inaugurado em 2015, o local se tornou atração turística e é ideal para casamentos campestres.