Top

5 razões para restaurar uma casa antiga para morar

Quando chega a hora de investir em um imóvel, queremos que seja algo para a vida toda e que tenha a nossa cara, além de oferecer toda a comodidade e conforto. Procurar um lar ideal não é tão simples assim e ainda surge aquela dúvida: construir ou comprar uma casa pronta?

É preciso pensar nos prós e contras das duas opções e ver qual se encaixa melhor com o seu estilo e/ou padrão de vida e também aos gostos pessoais, claro.

casas antigas interiorblog da arquitetura

Se você não quer esperar tanto tempo até construir sua casa própria e quer arriscar em uma residência disponível no mercado imobiliário, leve em consideração visitar casas antigas, que seguem padrões que já não encontramos hoje em dia na construção civil.

Elas costumam ser boas pedidas para quem deseja espaço e podem ficar muito charmosas se houver uma boa restauração! Listamos 5 razões para viver em uma casa antiga restaurada por você, dê uma olhadinha:

1. Charme legítimo

Sabe aquelas estruturas com carinha de casa de campo? Grandes portas e janelas, pé direito alto, acabamentos provençais ou rústicos. São detalhes que são muito copiados hoje em dia, mas não com a mesma qualidade.

Morar em uma casa antiga pode ser uma oportunidade única, são imóveis legítimos com materiais que não mais encontrados hoje em dia da mesma maneira.

casas antigas sala de estar blog da arquitetura

2. Construção de qualidade

Propriedades construídas hoje em dia correm o risco de não serem tão bem construídas como uma casa antiga. Antigamente os materiais de construção eram mais resistentes, justamente para que a casa dure bastante.

Uma estrutura antiga bem construída te dará a garantia que ficará em bom estado por muitos anos, imperdível, não?

casas antigas restauradas blog da arquitetura

3. Área verde

Uma vantagem das residências antigas é a área verde que comumente se encontra ao seu redor. A maioria delas conta com jardins e árvores, que também são bem antigas, dando frescor e sombra ao local. Isso com certeza é um privilégio, pois as cidades têm perdido sua “identidade verde” cada ano que passa.

Além disso, você pode aproveitar o espaço de natureza para fazer uma horta caseira (veja aqui como cultivar uma!).

casas antigas flores blog da arquitetura

4. Mistura de estilos

Não é por que você vai morar em uma casa cheia de histórias para contar que não poderá inserir sua própria personalidade nela.

Misturar o estilo arquitetônico antigo, com influências contemporâneas pode ser uma saída para renovar o ambiente. Móveis com um design diferente aliados a outros clássicos fica muito bacana.

casas antigas toque moderno blog da arquitetura

5. Inspirações

Agora que conhece alguns motivos para comprar e restaurar uma casa antiga para morar, é bacana saber que você não é o único a encarar essa empreitada!

Restauração de um lugar antigo pode dar trabalho e necessitar de um bom orçamento, mas mesmo assim, no final, valerá a pena por sua qualidade e beleza!

casas antigas blog da arquitetura

casas antigas sala blog da arquitetura

casas antigas jardim blog da arquitetura

Existem muitos imóveis reformados por aí, que podem servir de inspiração. Há casos, inclusive, de construções históricas como igrejas e bancos que se tornaram residências clássicas incríveis.

Veja o caso dessa igreja, que estava abandonada no Reino Unido. Pode-se aproveitar a estrutura quase em sua totalidade. Deve ser um sonho morar numa casa tão iluminada e arejada assim, não?

casas antigas igreja blog da arquitetura