Top

5 fascinantes hotéis feitos de gelo

Já imaginou passar uma noite, tomar um drink ou até mesmo se casar num ambiente onde tudo, exatamente tudo, é feito de gelo? Essas são as propostas dos hotéis de gelo espalhados pelo mundo.

O BDA selecionou cinco deles para mostrar para você como esses empreendimentos luxuosos atraem turistas durante o inverno, antes que começam a derreter… claro!

+ Ice Hotel

O mais antigo e maior deles, o Ice Hotel, está situado no norte da Suécia, tem uma área de 5500 metros quadrados e foi construído com 1000 toneladas de gelo do rio Torne, além de 30 mil de “slice”, um misto de neve com gelo usado para fortalecer a estrutura. A coleta de todo esse gelo acontece durante o ano inteiro e fica estocado até a chegada do inverno, entre novembro e dezembro, e o derretimento começa em meados de abril.

Ice-Hotel-Balea-Lac Blog-da-arquitetura

Entre as atividades oferecidas pelo hotel a mais famosa é a caça à aurora boreal, além de passeios de snowmobile (moto de neve). Mas atenção: as diárias são de no mínimo ¢200,00.

Ice Hotel Suécia blog-da-arquitetura

+ Hotel de Glace

O Hotel de Glace localizado em Quebec, no Canadá, é composto por 15 mil toneladas de neve e 500 mil toneladas de gelo. O hotel também só funciona durante três meses, enquanto dura a geleira. Em sua estrutura estão 44 quartos temáticos, o bar, onde são servidos drinks em taças feitas de gelo e a capela, com esculturas e candelabros.

hotel de glace blog da arquitetura

O hotel recebe em média 100 mil visitantes, sendo 5 mil hóspedes anualmente. Para quem for passar a noite em uma das suítes, os funcionários oferecem sacos de dormir com temperatura de 30 graus Celsius para mantê-los confortáveis.

Hotel-de-Glace Canadá blog-da-arquitetura

+ Snow Hotel

O Snow Hotel, localizado em Kemi, na Finlândia, foi construído por sessenta trabalhadores. Sua estrutura conta com 18 quartos, duas salas de reunião, restaurante e até um castelo. Não existem sistemas de apoio em nenhuma das construções, tudo é feito com neve. A exceção acontece entre a mobília, pois as cadeiras do restaurante são feitas de madeira para manter os clientes aquecidos.

Lumi hotelli finlândia blog da arquitetura

Há uma capela ecumênica aberta para visitantes e claro, pode ser alugada para o casamento dos sonhos. Para a noite de núpcias o hotel oferece uma suíte exclusiva.

Lumi hotelli finlândia 1 blog da arquitetura

+ Ice Hotel!

No Japão também tem o Ice Hotel! O Alpha Resort, que oferece a experiência de poder jantar e beber em pratos e copos feitos de gelo, mas com a certeza de que se demorar muito, os alimentos se congelam. O empreendimento dispõe de quartos, salas de estar, bar, restaurante, entre outros serviços.

Hotel de Gelo - Alpha Hotel Tomamu 1 blog da arquitetura

Como todo hotel extraordinário, o preço da diária é salgada. Para um casal, em média, custa ¥ 80.000, em torno de 1500 reais.  A temperatura varia entre 3 a 5 graus negativos, mas pode chegar a 38 graus negativos.

Hotel de Gelo - Alpha Hotel Tomamu blog da arquitetura

+ Iglu Dorf

A rede Iglu Dorf existe desde 1994 e conta com seis unidades entre a Cordilheira dos Pirineus, a Alemanha e a Suíça. Os hotéis estão situados no topo de montanhas nevadas e funcionam de dezembro a abril. São oferecidas seis tipos de suítes, que contêm camas com sacos de dormir para proteger de um frio de até -40ºC.

Iglu Dorf blog-da-arquitetura

Os serviços são um luxo só! Há suítes com jacuzzi privativa e boas vindas com prosecco e fondue, um Igloo Bar e dependendo do pacote, oferecem passeios guiados, churrasco, e workshops para aprender a construir um iglu.

iglu dorf suiça blog da arquitetura