Top

5 exposições super legais que São Paulo recebeu

Durante os últimos anos, São Paulo tem sido local de grandes exposições de arte. Muitas filas, ingressos comprados com antecedência e novos admiradores das artes se formaram durante esse período.

Antes o fato de ir a um museu assistir uma exposição parecia ideia de que era algo só para uma elite intelectual, hoje esse pensamento está quebrado, a arte alcançou dos mais diversificados grupos. A cidade acolhe das mais diversas exposições, atrai diferentes públicos e quebra preconceitos criados.

Listamos as 5 exposições mais interessantes que tiveram em São Paulo, no qual também teve grande presença de visitantes.

+ Castelo Rá-Tim-Bum

A mostra “Castelo Rá-Tim-Bum” esteve presente no Museu da Imagem e do Som (MIS) e foi de grande sucesso, após atingir cerca de 410 mil visitantes, foi exposto no Centro Cultural do Bando do Brasil (CCBB) no Rio.

casteloratimbum-blog-da-arquitetura

A exposição apresentou para o público, maioria fã do programa que passava na TV Cultura, peças do acervo do programa, fotografias e figurino, tudo no ambiente do Castelo. Foram reproduzidos diversos cenários, como por exemplo, logo na entrada da estava o porteiro e o grande portão do castelo.

+ CAZUZA, mostra sua cara

O Museu da Língua Portuguesa homenageou o músico e poeta Cazuza desde a entrada do museu com várias fotos de rostos desconhecidos com frases do cantor. A exposição foi a primeira que o museu homenageia um músico.

cazuza-blog-da-arquitetura

A exposição mostrou que mesmo tendo passado anos desde que Cazuza morreu, a sua voz e legado ainda está presente e influencia o posicionamento político e social de muitos brasileiros. Em todo espaço do museu estava presente às mensagens que o cantor trazia, muitas frases de suas músicas ilustraram a exposição.

+ Esplendores do Vaticano: Uma jornada através da fé e da arte

A OCA do Ibirapuera expos a mostra “Esplendores do Vaticano” com cerca de 200 obras e relíquias vindas do Vaticano. A maioria das peças saiu da Itália pela primeira vez, e foram expostos artistas como Michelangelo, Guercino e Bernini.

vaticano-blog-da-arquitetura

Os destaques da exposição ficaram com o quadro do artista Giovanni Francesco Barbieri “A Verônica de Guercino – retrato de Cristo com a coroa de espinhos”, além de cenários que foram recriados, como o teto da Capela Sistina.

+ Made by… Feito por Brasileiros

A mostra foi exibida no antigo Hospital Matarazzo e teve a participação de diversos artistas renomados como Vik Muniz, Lygia Clark, Tunga, Iran do Espirito Santo e entre outros.

madebyfeitoporbrasileiros-blog-da-arquitetura

A invasão artística aconteceu em todos os ambientes do antigo hospital, que estava fechado há 20 anos. A exposição despertou a curiosidade logo na entrada, com uma instalação de Arne Quinze, além do desejo de conhecer o hospital.

+ Gil 70

O Itaú Cultural em homenagem ao músico Gilberto Gil exibiu a mostra “Gil 70”, que reuniu 21 obras sobre a trajetória do cantor. As obras foram inspiradas nas revistas marginais da década de 70 e reuniram vídeos, pinturas, fotografias, poesia e outras formas de arte para dedicar a vida artística de Gil.

gil70-blog-da-arquitetura

Após relembrar algumas das exposições mais legais que tiveram nos últimos anos, você ficou com vontade de ir novamente em alguma? Acabou perdendo alguma dessas?

2016 promete!