
5 dicas para melhorar suas representações digitais no SketchUp
Os softwares de computação gráfica auxiliam muito o trabalho dos arquitetos. Através dos programas de computador desenvolvidos para representação digital, é possível desenvolver desenhos tridimensionais que se aproximam melhor da realidade. Alguns softwares, inclusive, já são desenvolvidos para que o projeto seja executado passo a passo nele mesmo, não somente a representação final.
O SketchUp é um dos programas de representação tridimensional mais populares entre os arquitetos (e existe uma versão gratuita que é acessível a todos). Apesar de ser um programa bem difundido entre profissionais e principalmente estudantes, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldade na manipulação de suas ferramentas. Essas pessoas sabem e utilizam o SketchUp, mas muitas vezes os projetos não ficam com uma boa qualidade ou como gostariam. Pensando nisso, a arquiteta Iara Rodrigues fez um compilado de dicas para melhorar as modelagens no programa.

+Dica 1
Observar os detalhes arquitetônicos. Em muitos projetos do SketchUp, faltam detalhes construtivos para deixar a modelagem mais realista. É importante observar o que existe em um ambiente real, tentar modelar e colocar esses detalhes – como interruptores, tomadas, rodapés, pingadeira no muro, puxadores em armários planejados e diversos outros objetos que existam na realidade. Dessa forma, o projeto ficará mais próximo da realidade, melhorando a qualidade da modelagem.
+Dica 2
Saber fotografar seu projeto de maneira correta. Fotografar significa exportar como imagem, para isso, escolha um bom ponto de fuga e centralize a imagem na tela. A altura do observador não deve ficar nem muito baixa nem muito alta, por isso, escolha um bom ângulo.
Existem alguns comandos que auxiliam nesse processo – utilize o position camera (posicionar câmera) na aba edit (editar) e, depois, no canto inferior direito, ajuste a altura dos olhos. Não se esqueça de fotografar a imagem sempre em perspectiva, utilize sempre o two point perspective (dois pontos de perspectiva). Esse processo faz com que as linhas do desenho estejam paralelas a lateral do seu monitor, assim melhorando a fotografia final.

+Dica 3
Diminuir o tamanho do seu arquivo, evitando que o arquivo fique muito pesado. Para isso, utilize o comando purge unused (limpar o que não é usado). Assim, ficará mais fácil de salvar o arquivo em um pen drive ou enviá-lo por e-mail, por exemplo.
+Dica 4
Essa dica pode parecer óbvia, mas é extremamente importante: fique atento à qualidade da imagem na hora de inserir texturas. Se escolher uma imagem com qualidade muito baixa, as texturas ficaram com baixa resolução.
+Dica 5
Escolher bons blocos. Existem muitos sites de bibliotecas de blocos, mas nem todos possuem uma qualidade compatível com sua modelagem, por isso, é preciso ficar atento a esses detalhes.
Essas são algumas dicas para auxiliar a utilização do SketchUp, lembrando sempre que uma modelagem de qualidade deve estar mais próxima possível da realidade e com uma boa resolução.
Fonte: Hometeka