Ícone do site Blog da Arquitetura

5 destinos turísticos para pessoas que gostam de comida

Fonte: BigStock.
Fonte: BigStock.

O turismo gastronômico já figura entre as opções mais requisitadas entre os viajantes quando escolhem seus destinos. E para os visitantes não se trata apenas de provar as comidinhas locais. Conhecer a cozinha e os pratos de determinadas regiões é imergir na cultura e na tradição do lugar, e de uma maneira muito agradável, saber a origem e a razão dessas iguarias terem chegado àquela mesa. Escolhemos algumas cidades pelo mundo que são destinos imperdíveis para quem não abre mão da boa gastronomia. Veja as dicas!

New Orleans – Estados Unidos

Berço do Jazz e do Blues, New Orleans é uma das cidades mais interessantes da América do Norte pela sua cultura diferenciada, inclusive no que se refere à gastronomia. As culinárias típicas Creole e Cajun estão presentes em toda a região, mostrando mais uma vez a influência fortíssima das culturas africana, espanhola, francesa, caribenha e indígena. A proximidade do Rio Mississipi e do Golfo do México determina o uso de muitos peixes e frutos do mar como um dos principais ingredientes dessa cozinha.

Os pratos bastante condimentados usam também uma versão do mirepoix (caldo base francês) em seus molhos com ingredientes como aipo, cebola e pimentão, que dão um toque muito saboroso. Entre os mais marcantes estão o Gumbo, um tipo de ensopado com carnes e frutos do mar; o Jambalaia, parecido com a paella; e os Beignets, tipo de éclair inspirado na confeitaria francesa.

 

São Paulo – Brasil

Conhecida pela diversidade gastronômica, São Paulo oferece inúmeros restaurantes com pratos de todas as nacionalidades. A cozinha do mundo inteiro pode ser experimentada na capital paulista. Isso se deve ao fato de ter recebido imigrantes de todas as partes, inclusive de outras regiões do Brasil. Nela estão incontáveis casas italianas, árabes, espanholas, francesas, japonesas, nordestinas, gaúchas e por aí afora.

Entre os pratos nacionais, as pizzarias e as churrascarias são as mais procuradas pelos turistas. Tudo muito bem acompanhado pela famosa caipirinha, que todos desejam provar. A metrópole sul-americana se destaca também pela culinária oriental, que se popularizou pelo grande número de japoneses que vivem nela. Em São Paulo estão alguns dos melhores restaurantes de sushi do Brasil, todos tão requisitados que, às vezes, não se consegue uma mesa para experimentá-los. Mas, neste caso, você não precisa ficar frustrado e pode encontrar o estabelecimento mais próximo bem aqui, e pedir um dos pratos que deseja para serem entregues, inclusive, no hotel que estiver hospedado.

 

Macau – China

A cidade chinesa, que foi colônia de Portugal até 1999, tem uma gastronomia bastante peculiar. Para os viajantes, encontrar comida típica ocidental num país oriental parece estranho, mas, você pode comer uma boa bacalhoada e muito pastel de Belém em Macau. Além disso, existem restaurantes onde a cozinha mistura traços orientais e ocidentais nos pratos, que só podem ser apreciados por lá. Vale a pena incluir o exótico destino ao seu roteiro. Um dos restaurantes indispensáveis é “O Santos”, com bacalhoadas e pratos com frutos do mar que fazem inveja aos mais tradicionais de Portugal.

 

Viena – Áustria

Mais uma cidade para os viajantes que não dispensam um ótimo doce, Viena é famosa por suas tortas especiais que ganharam fama pelo mundo. A esplendorosa capital do império Austro-Húngaro, além de respirar cultura por todas as partes, tem restaurantes com especialidades como o Schnitzel (um escalope de vitela empanado, símbolo da gastronomia vienense), fantásticos cafés, e docerias onde as estrelas são a Torta Sacher, o Strudel e a Torta Linzer. Um dos passeios que devem estar no topo da lista dos turistas é a visita aos salões seculares do Hotel Sacher para comer um pedaço da torta homônima, com bastante chantilly.

 

Amsterdam – Holanda

Para quem está na Holanda, Amsterdam é uma cidade obrigatória quando se trata de turistas que não dispensam um bom café e seus acompanhamentos. Os doces encontrados por lá são incríveis, especialmente o famoso Stroopwafel, um tipo de bolacha recheada de caramelo que pode ser encontrada em qualquer lugar da cidade. Existem feiras e festivais dedicados a essa perfumada iguaria, que vai muito bem com o cafezinho quente. Ela geralmente é servida na borda da xícara para amolecer o recheio e liberar os aromas das especiarias. Outra especialidade nos cafés da cidade são as tortas de maçã “Appelgebak”. Os holandeses são especialistas nessas gostosuras.

Sair da versão mobile