
3 dicas importantes para ter uma cozinha moderna e funcional
Planejar a decoração da casa envolve a escolha dos móveis, aparelhos e eletrodomésticos que melhor se adequam à rotina dos moradores, ao tamanho dos cômodos e às preferências de cada pessoa, inclusive na combinação com demais elementos da residência, como cores das paredes, pisos e azulejos. Nesse sentido, a cozinha é um dos ambientes que mais exigem atenção, não só por ser o coração da casa, mas também por ter a missão de conciliar a beleza visual com funcionalidade, praticidade e organização.
Pensando nisso, o Blog da Arquitetura trouxe 3 dicas essenciais para que você tenha a cozinha moderna que sempre sonhou. Confira!

1. Otimize o espaço com eletrodomésticos de embutir
Especialmente nas plantas atuais, com metragens mais compactas, uma das premissas é otimizar espaço. Para isso, o uso de eletrodomésticos de embutir pode ser uma boa alternativa. O fogão, por exemplo, pode ser escolhido conforme o tamanho da família e das necessidades (4 ou mais queimadores).
Outra vantagem dos eletrodomésticos de embutir é que eles trazem praticidade, seja durante o preparo das refeições ou na hora de limpeza – tudo isso aliado a um design diferenciado, com ares modernos e sofisticados.

Os cooktops, instalados com coifas, são também boas alternativas e que garantem um toque de sofisticação à cozinha. O restante dos móveis, assim como bancadas e mesas, podem seguir o design moderno do utensílio.
O mesmo vale para os micro-ondas e fornos, que fecham juntamente com a geladeira o conjunto de eletrodomésticos de primeira necessidade e que fazem toda a diferença no visual da cozinha.

2. Escolha modelos que sigam um mesmo padrão visual e de acabamento
Outra ponto de atenção quando o assunto é decorar a cozinha está no padrão da composição. Sugere-se que todos os eletrodomésticos tenham o mesmo estilo e acabamento. É o caso dos eletrodomésticos em inox, que podem ser combinados com cores mais fortes e móveis de madeira, e dos eletrodomésticos brancos, que podem ser combinados com outras cores e até dar a sensação de que amplitude do espaço.
Grandes marcas, como a Electrolux, já disponibilizam linhas completas, compostas por diferentes eletrodomésticos desenvolvidos para serem embutidos e combinados entre si. Entre os exemplos podemos citar a linha Home-Pro e os produtos embutidos menores, como o forno elétrico de 50L (OE60M), os cooktops de 4 e 5 bocas (modelos GC58V e GC70V) e o forno de bancada de 44L (FB54A) – todos eles fazem parte do portfólio da marca no segmento built-in para espaços pequenos.

3. Selecionar primeiro os eletrodomésticos para que cada coisa fique em seu lugar
É muito comum que as cozinhas sejam montadas com móveis planejados. Na hora de planejar como vão ser os armários sob medida, é importante estudar os locais de cada eletrodoméstico, de modo que a composição final entre móveis planejados e eletrodomésticos seja harmônica e que nada fique fora do lugar. Isso vale não só para fogão, fornos e micro-ondas, mas também para adegas, máquinas lava-louças e outros aparelhos. Justamente por isso é que se recomenda que os eletrodomésticos sejam escolhidos antes dos móveis.
Uma dica chave é sempre checar os pontos de fiação, para assegurar que as tomadas, pontos de gás, pontos de água, circulação de ar e tamanhos dos nichos estejam adequados aos produtos, fazendo os ajustes necessários para que nenhum aparelho fique afastado da tomada e, por isso, impossível de usar no desenho original do espaço.

[+BÔNUS]
Se você está montando ou reformando a sua cozinha, vale a pena conferir o portfólio de produtos da Electrolux. A marca tem linhas completas com diferentes modelos para que você encontre o que mais combina com o seu estilo de cozinhar.