Top

20 dicas para mudar sua casa sem gastar nada

Mudar sempre é bom. E isso não quer dizer que você tenha de sair da sua residência para ter essa sensação! Com algumas ideias, dá para obter grandes resultados. E o melhor: sem gastar muito.

+ Confira nossas dicas, e mãos à obra!

1 – Mude o lay-out, isto é, repense a disposição do mobiliário. Isso pode trazer mudanças muito impactantes ao ambiente.

2 – Livre-se de móveis e ou objetos em excesso, sem função essencial. Por incrível que pareça é muito comum acharmos que algo possui utilidade, quando na verdade está apenas ocupando espaço.

3 – Adquira artigos de decoração e coloque em locais estratégicos onde possam ser apreciados por que habita o ambiente. Exemplo: quadros, esculturas e até mesmo utensílios domésticos que tenham um design apresentável.

4 – Criar uma galeria (quadros / fotografias / frases ) com um ou vários temas que personalize o seu gosto e  estilo de vida. Isso trará identidade ao ambiente e agradará a todos que o frequentar.

Capturar8

5 – Restaure a peça antiga de madeira que você possui (aparador, rack, estante). Sem esquecer que o mesmo deve conversar com o ambiente de implantação, seja no mesmo ou em um novo local.

6 – Modernize o ambiente acrescendo tampos de vidro coloridos ou estampados naquela sua mesa de cor pesada que não combina mais com as peças que você adquiriu ao longo do tempo.

7 – A pintura é uma ação de baixo custo e muito impactante. Uma parede bem escolhida e uma cor estratégica poderá alterar totalmente o espaço de maneira positiva. Mas cuidado também pode acontecer o contrário.

8 – Na mesma linha do item acima, sugiro a escolha de texturas ou técnicas de pinturas mais modernas fugindo da tradicional lisa e que tragam um efeito diferenciado com impacto também instantâneo.

9 – Gere interatividade com ambiente. Quadros mutáveis com fotografias, lousas decorativas, peças retráteis. Tudo que possa tornar seu layout flexível e prático.

10 – Renove o sistema de iluminação. A simples troca estratégica de lâmpadas e modelos de luminárias  ( para led, de preferência) pode alterar muito a característica espacial além de gerar economia no consumo.

forumdaconstrucao.com.br

11 – Coloque cor ou formas diferentes em elementos funcionais e convencionais, como portas, janelas, forro, tampos, etc. Isso por incrível que pareça não é comum mas é uma grande ferramenta de decoração.

12 – Troque os revestimentos. É uma obra que trás uma intervenção um pouco maior, porém atualiza a estética de maneira precisa, além de fazer a manutenção e preservação dos ambientes funcionais.

13 – Adesive. Atualmente possuem empresas especializadas que fornecem adesivos de alta definição que podem ser instalados em qualquer ambiente. Aquele seu super herói predileto, aa paisagem que você ama, podem estar expostos onde você desejar.

ades

14 – Ainda na linha do item acima, possuem os adesivos específicos para áreas molhadas que simulam revestimentos e são resistentes. Mudam totalmente as áreas como cozinha, lavabos e banheiros através de uma obra limpa e prática.

15 – Repense os objetos de tecido, principalmente na sala de estar. Uma recombinação do conjunto alterará drasticamente o ambiente. Mude a cortina, o tapete, as estampas das almofadas e ainda pense se vale a pena reformar os sofás!

16 – Agrupe os acessórios  de funções comuns e defina um local de armazenamento. Caso tenha função estética exponha. Exemplos: controles de eletrodomésticos, una-os e guarde em um local de fácil acesso. Porta-retratos e fotografias agrupe e exponha em um local estratégico.

17 – Utilize organizadores. O simples fato de organizar os utensílios de cada ambiente melhora os aspectos tanto estéticos quanto funcional. Esses objetos variam de material de acordo com o local e  podem ser feitos por você mesmo!

18 – Espelhe. Este elemento pode alterar radicalmente o local, possibilitando integrar ambientes , ampliá-los trazendo um novo conforto além da sensação de amplitude. Mas cuidado também pode ter efeito reverso caso usado de forma incorreta.

espelhos

19 – Retire os obstáculos dos caminhos na transição dos cômodos. Nem toda passagem necessita de porta, batente. Quando há conexão entre os espaços você consegue unificar os acabamentos (por exemplo o piso) tornando-os mais clean e consecutivamente ampliando sua qualidade estética!

20 – E, por último, a melhor dica de todas: Contrate um profissional especializado. Encare como um investimento, e no final das contas verá que é com certeza o melhor custo benefício.