Top

Cidade para crianças: conheça os playgrounds mais inovadores do mundo

Uma das tendências do urbanismo é planejar cidades para pessoas. Isso significa que espaços públicos precisam ser pensados a partir do ponto de vista dos pedestres, ciclistas e usuários de meios de transporte coletivos, privilegiando o lazer e a qualidade de vida.

Pensar no planejamento urbano para pessoas inclui também as crianças. Se há algumas décadas era bastante comum encontrá-las brincando no meio da rua, atualmente é algo que se vê mais em condomínios fechados e cidades pequenas. Por isso, o Blog da Arquitetura selecionou alguns playgrounds inovadores. Vamos lá?

 

Woodland Discovery Playground

Localizado no Condado de Shelby, em Memphis, no sul dos Estados Unidos, o Shelby Farms Park é uma área verde pública com espaço de sobra para as famílias que habitam a região. Dentro desse espaço, o escritório James Corner Filed Operations projetou o Woodland Discovery Playground, um parque tão incrível que poderia inspirar o aproveitamento de áreas ociosas nos centros urbanos em prol do lazer.

playground1_blog-da-arquitetura
(Foto: Divulgação)
playground2_blog-da-arquitetura
(Foto: Divulgação)
playground3_blog-da-arquitetura
(Foto: Divulgação)

 

Arena Play Structure

Arena Play Structure, em Brisbane, na Austrália, é um complexo estrutural arquitetônico que parece uma mini cidade com características próprias. Como o orçamento para o projeto era baixo, as equipes envolvidas precisaram optar por materiais de alta durabilidade e baixa manutenção, além de sustentáveis. Quem assina é o Guymer Bailey Architects.

playground4_blog-da-arquitetura
(Foto: Scott Burrows Photography)

 

playground5_blog-da-arquitetura
(Foto: Scott Burrows Photography)

 

Parque Moerenuma

Cor é o que não falta na Floresta das Cerejeiras em Flor, playground construído dentro do Parque Moerenuma, em Hokkaido, no Japão. O design é assinado pelo artista nipo-americano Isamu Noguchi, que faleceu antes de ver seu trabalho ficar pronto.

playground7_blog-da-arquitetura
(Foto: Flavorwire)

 

Parque Plitka

Exemplo de como aproveitar espaços menores e ainda dar um toque lúdico, a Baleia Azul, no Parque Plikta, em Gothenburg, na Suécia, tem design criativo e divertido do estúdio dinamarquês Monstrum.

playground6_blog-da-arquitetura
(Foto: Flavorwire)

Silver Towers

Outro playground com design lúdico e que pode ser inserido em áreas menores é o Silver Towers, em Nova York. Com design de Tom Otterness, a escultura ainda deixa o espaço público mais bonito.

playground9_blog-da-arquitetura
(Foto: James Dee)

Conhece algum outro playground inovador que não esteja nessa lista? Conte pra gente!

Fontes: FlavorwireLandezine, World Landscape Architecture