Top

10 softwares que todo arquiteto precisa dominar

Os softwares de modelagem computacional são cada vez mais utilizados pelos profissionais que trabalham nas áreas da arquitetura e da construção. Sem dúvidas, os programas chegaram pra ficar e estes profissionais utilizam os programas de computação para desenvolver seus projetos e auxiliar todo processo de criação. Pensando nisso, o Blog da Arquitetura fez uma lista com 10 softwares. Confira aí!

 

+AutoCad

O AutoCad é um programa da empresa AutoDesk que foi desenvolvido para área de engenharia industrial, principalmente no projeto de peças mecânicas, mas sempre foi utilizado por profissionais da construção pela facilidade de representação de desenhos arquitetônicos.

Por ser um dos programas mais antigos e difundidos, pode ser considerado um dos softwares mais conhecidos e utilizados nos escritórios de engenharia e arquitetura.

+Revit

Também da empresa AutoDesk, o software Revit vem ganhando cada vez mais espaço nos escritórios relacionados a construção civil. Ele já é considerado substituto do AutoCad por diversos profissionais, por ser mais inteligente e permitir que todo o projeto seja desenvolvido nele mesmo, gerando um protótipo do projeto, não somente uma representação.

O Revit gera o protótipo com todas as informações necessárias, como cálculos, relação de matérias, além de ser mais fácil prever todas as etapas e um possível erro de projeto.

Credito: Autodesk

+V-Ray

Na realidade, o V-Ray é um plugin. É um programa para gerar renders que deve ser instalado dentro de outro programa de modelagem. Ele possui diversos recursos que permitem transformar as imagens geradas em outros softwares de modelagem computacional em imagens fotorrealistas.  Ele pode ser instalado em programas como SketcUp e 3DSMAX, por exemplo.

+SketchUp

O SketchUp é um programa utilizado para modelagem 3D, assim como o AutoCad. É bastante utilizado pelos estudantes e escritórios de arquitetura. Atualmente, é da empresa Google e possui duas versões – a versão profissional (PRO) e a versão gratuita (MAKE).

É considerado de fácil manipulação. Através se seus comandos é possível criar volumes tridimensionais e aplicar medidas, cores, texturas, luzes e sombras, por exemplo. A modelagem realizada pelo SketchUp se torna ainda mais realista quando passa por uma renderização, que são imagens fotorrealistas. Para isso, é necessário instalar um puglin V-Ray. Veja aqui dicas par melhorar sua modelagem no SketchUp.

 


Veja também: 9 cursos imperdíveis com 40% de desconto


+Lumion 3D

O Lumion 3D não é um software de modelagem, você traz sua modelagem em formato .fbx de outros programas. Com uma vasta biblioteca, ele é utilizado para texturizar, iluminar, inserir objetos, mobiliário, vegetação, carros, pessoas e gerar imagens e vídeos.

A geração de vídeos é sua principal vantagem em relação aos outros programas, porque ele cria esses vídeos em menor tempo. Uma de suas desvantagens é que fica difícil importar blocos de fora, além de não gerar um render tão realista como em outros softwares.

+3DSMAX

É um modelador 3D utilizado para arquitetura e design de produto. É considerado por muitos o melhor programa de criações de imagens fotorrealistas. O V-Ray iniciou seu sistema nele. Também permite plugins que auxiliam e melhoram a qualidade da modelagem e da imagem.

Credito: Digital Tutors

+Promob

Promob é mais utilizado para criação de móveis e planejados e permite observar em imagem 3D como ficará o mobiliário no ambiente. Também auxilia com informações precisas da quantidade e tamanho das placas do material que serão utilizados no projeto.

Sua desvantagem é não gerar uma imagem fotorrealista, mas permite ser exportado para outro programa que realize uma imagem com maior qualidade.

+Armedia

Já imaginou modelar seu projeto, colocar texturas, aplicar materiais, cores, só que ao invés dele ser transformado em uma imagem, se tornar uma maquete física? É isso que o Armedia faz. É um puglin de realidade aumentada para 3DSMAX, SketchUp  e cinema 4D.

+Photoshop

Você deve estar se perguntando por que o photoshop está nesta lista? Apesar de ser um famoso programa para edição de imagens, ele pode auxiliar muito a vida de um arquiteto. Programas como o Photoshop são utilizados para pós-produção da imagem. Ele permite realizar correções de luzes, cores, saturação, inserir filtros, auxiliando na qualidade final.

Credito: A Arquiteta

+Corel Draw

O Corel Draw cria e edita imagens. Ele pode auxiliar arquitetos na construção de plantas humanizadas, layouts e folders, por exemplo. É importante que um arquiteto conheça pelo menos um software de criação e edição de imagens.

 

Esses são alguns dos principais softwares utilizados pelos cursos e escritórios de arquitetura. É essencial que hoje em dia um profissional da área tenha familiaridade com o mundo computacional, diante de um mercado que se torna cada vez mais competitivo e tecnológico.

Fonte: A Arquiteta

  • Conbim 65

    Conheça o Maior Congresso Online de Tecnologia BIM do Brasil, o CONBIM. Nele você terá mais de 85 palestras com especialistas nacionais e internacionais, além de cursos com certificados. Veja Acessando Aqui como você pode se atualizar da maneira mais rápida e confiável possível!

  • Acyr Júnior

    Acho que você não conhece bem o PROMOB rs… Eu trabalho nele para gerar maquetes digitais tanto do exterior como dos móveis, e não é por nada não… tem um Render super realista! Agora com a versão 2018 que vem com mais duas ferramentas: O Real Scene e o Revest.

    O fato é que o software é o mais usado por franquias de mobiliário planejado, por isso muitos arquitetos e engenheiros acham que ele só serve pra isso. O PROMOB ganha de longe da maioria citada no artigo.

    Procure no google sobre maquetes eletrônicas ou fachadas feitas no Promob.

    Fica a dica! Abraços!