
10 dicas para estudar e se preparar para concursos
Passar em um concurso (um bom, de preferência) é o objetivo de vida profissional de muitas pessoas. Justamente por isso, eles são muito concorridos. A ideia de ter estabilidade, um salário bom e fazer algo que gosta também aumenta bastante o número de candidatos por vaga. Assim, um concurseiro precisa de muita dedicação e também precisa saber otimizar seus estudos. Para te ajudar, o Blog da Arquitetura separou 10 dicas para estudar e se preparar para concursos.
Dicas para estudar e se preparar para concursos:
1. Estabeleça as prioridades
Primeiro, você deve definir quais são os concursos que quer tentar e quais são prioridades, ou seja, quais serão os principais determinantes do seu cronograma de estudo. Se a matéria for semelhante, o problema não é tão grande. Porém, se o conteúdo programático e a bibliografia sugerida são totalmente diferentes, você precisa escolher um deles. Afinal, estudar metade de um conteúdo e metade do outro não vai garantir metade da vaga em cada um deles. Então, a dica é fazer uma lista dos concursos e estudar principalmente para os que você como prioridade.

2. Organize-se!
Após ler o edital e descobrir o conteúdo da prova, o ideal é organizar como você vai estudar tudo. A sugestão é criar um cronograma. Porém, fica o alerta: crie um cronograma que você consiga seguir! Não adianta estudar 50 conteúdos em 5 dias e não aprender nada. Seja realista na hora de planejar.

3. Determine o ambiente certo para estudar
Cada um tem o local e o “clima” certo para estudar. Nós já até falamos sobre isso aqui no Blog da Arquitetura quando apresentamos 10 dicas valiosas para se concentrar melhor . Se você precisa de música para se concentrar, coloque os fones e, caso precise de silêncio, use tampões de ouvido ou vá para um lugar silencioso. O ideal também é eliminar tudo aquilo que funciona como uma forma de distração. Caso você seja um daqueles que verifica notificações a cada minuto, deixe o celular longe ou desligue a internet.

4. Identifique qual a sua melhor forma de estudo
Você aprende melhor lendo, escrevendo, repetindo em voz alta, vendo vídeos ou tudo junto? Saiba qual delas é melhor para o seu aprendizado e coloque em prática. Dica: algumas técnicas de memorização também ajudam bastante.

5. Teste seu conhecimento
A chance de que uma questão da última prova do mesmo concurso se repita na prova atual é muito menor que a chance de você ganhar na loteria e não precisar tentar o concurso. Mesmo assim, fazer as provas anteriores e provas de outros concursos ajuda não só a ter uma noção de como as questões são e de como os conteúdos são cobrados, mas também a treinar o tempo que você gasta em cada questão e para fazer a prova toda, de modo geral.

6. Saiba resumir
Se você é daqueles que só aprende escrevendo, saiba como resumir. Se o tempo está curto e você ainda tem muita matéria pela frente, copiar o livro não vai te ajudar em nada. Aprenda a tomar nota dos pontos principais e das questões importantes. Inclusive, pensar em uma forma de resumir um parágrafo ou um capítulo pode te fazer aprender muito mais, pois você precisa entender o que está lendo para reescrever (o que não acontece quando você apenas copia o livro).

7. Faça pausas, atividade física e relaxe
Ficar estressado com a prova e estudar loucamente podem te levar à exaustão. Se você ficar muito cansado enquanto estuda e perceber que parou de absorver o conteúdo, faça pausas rápidas, levante, alongue o corpo, caminhe um pouco pelo ambiente em que está e tente aliviar o cérebro (só não vale esquecer de voltar para os estudos!). Ter horários de lazer e de atividade física também podem contribuir para aliviar o estresse. Ainda, durante a prova, se você ficar muito nervoso ou estressado em uma questão e perceber que aquilo atrapalha seu desempenho, faça uma pausa para um lanchinho ou peça para ir ao banheiro/beber água para se acalmar e voltar mais tranquilo para terminar as outras questões.

8. Crie o hábito de estudar
Nem todo mundo acha que estudar é divertido. Aliás, quase ninguém acha isso, principalmente quando está sob pressão. Porém, você pode criar o hábito de estudar e ir se acostumando aos poucos. Procure uma forma divertida de estudar e insira na rotina. Aos poucos, ela deixa de ser uma tarefa árdua e passa a ser algo normal.

9. Leia!
Ler é um hábito que ajuda bastante a compreensão, a interpretação, a escrita e a argumentação. Leia qualquer coisa que gostar, como livros, notícias, jornais, revistas, matérias publicadas aqui no Blog da Arquitetura e outros. E fique por dentro das atualidades. Ainda, procure saber se a fonte que você lê é confiável e apresenta bom português.
Ler pode, além de te ajudar na interpretação das questões de modo geral e na redação (se houver), auxiliar nas questões de gramática (presentes em quase todas as provas de concurso). Às vezes, você não sabe a resposta exata de uma questão de gramática, mas consegue identificar qual “soa melhor” porque já viu expressões do tipo enquanto lia algo.

10. Não desista!
Se há apenas uma vaga em um concurso e 3.000 candidatos inscritos, as chances de que você passe são baixas, infelizmente. Mas isso não quer dizer que são impossíveis. Por isso, dê o seu melhor e não desista se não passar em um concurso, pois sempre virão outros. O importante é saber que você fez o máximo e que, se não passou, é porque outra pessoa provavelmente também se esforçou bastante. É o famoso “não era para ser”. Mantenha o foco e procure outros concursos até que esse que você tentou abra mais vagas.
