
05 projetos para conhecer à noite!
Ao contrário do que muitos pensam, passeios noturnos podem revelar surpresas impressionantes sobre a arquitetura de uma cidade. Muitos edifícios, que já são incríveis sob a luz do sul, à noite ganham um brilho espetacular, tornando-se holofotes arquitetônicos.
Exemplos não faltam ao redor do mundo e o Blog da Arquitetura selecionou cinco projetos contemporâneos para você conhecer. Confira!
Inaugurado este ano, o centro cultural La Cité des Arts, em Saint-Denis, na ilha Réunion (território francês próximo de Madagascar) tem uma parte de sua fachada revestida em vidro. Além de proporcionar luminosidade natural durante o dia, o material confere brilho ao edifício durante a noite. O projeto é do L’Atelier Architectes.


Com certeza as exposições do Museu Nacional de Arte de Osaka, no Japão, valem a visita durante o dia, mas observar a arquitetura escultórica em metal à noite dá uma dimensão ainda maior à obra do arquiteto argentino César Pelli.

Assinado pela premiada arquiteta Zaha Hadid, a Opera House de Guangzhou, na China, é um de seus projetos mais famosos. À noite, a construção revestida de vidro e aço revela suas formas orgânicas, inspiradas na interação entre arquitetura e natureza, especialmente os princípios da erosão, geologia e topografia.

Já o MuCEM – Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, em Marselha, na França, encanta pelo tom azul que ilumina sua arquitetura retangular durante a noite. Os detalhes do revestimento e os reflexos na água do mar tornam o edifício projetado pelo arquiteto Rudy Ricciotti ainda mais brilhante e surreal.


Outro edifício que à noite ganha um brilho azul irresistível é o Koncerthuset, em Copenhague, na Dinamarca. Em formato de cubo, o complexo abriga concertos musicais e foi projetado pelo premiado arquiteto francês Jean Nouvel. Aliás, a cor azul foi escolhida justamente em referência ao mar que circunda a construção.
