publicidade

publicidade

Sonha em construir uma casa na árvore? Saiba o que levar em consideração na hora de tirar essa ideia do papel


Na mente das crianças estão guardados os sonhos mais belos da humanidade. Sua imaginação fértil inspira os arquitetos, há anos, a criarem obras incomparáveis. Esse mundo lúdico, por vezes surreal, ganha contornos reais nos traços das obras desses profissionais. Assim surgem os novos modelos de moradias. Por exemplo, as casas na árvore! Elas são um tipo alternativo, belo e muito charmoso de construção. Flutuando sobre elementos vivos, permitem aos seus habitantes uma perfeita união com a natureza.

Comunidade Finca Bellavista, na Costa Rica. (imagem extraída de Nomades Digitais)

+ Motivação construtiva

Uma casa na árvore pode ser o ponto favorito de uma criança num belo jardim. Mas, quem disse que esse modelo de construção não pode servir também aos adultos?

Muitos ricos ou celebridades têm buscado meios de explorar, ao máximo, a paisagem de suas propriedades. Eles desejam vivenciar experiências únicas, sozinhos ou acompanhados de seus amigos e familiares. Desejam estar mais próximos da natureza e ter um espaço calmo e isolado para trabalhar, estudar, ler, escrever, pintar, descansar e relaxar. As casas na árvore são um tipo de construção que se enquadram muito bem nesse estilo de vida, que só a arquitetura pode proporcionar.

Modelo de casa na árvore projetado pelo designer Takashi Kobayashi. (imagem extraída de limaonagua)

+ Cuidados e preocupações

Na hora de construir uma casa na árvore, é preciso que se tenha muito cuidado, principalmente em relação aos elementos naturais existentes. Para que haja uma boa integração entre a edificação e a árvore, deve-se adotar uma tecnologia de ponta em engenharia. Inovação, sustentabilidade e ecologia precisam ser as palavras-chaves. Mas o quesito mais importante é a saúde do vegetal, porque é através de sua longevidade que se sustentará a nova morada.

HemLoft, em Whistler, Canadá(imagem extraída de Nomades Digitais)
Free Spirit Tree Spheres, próximo a Qualicum Bay, em Vancouver, Canadá. (imagem extraída de Nomades Digitais)

Projetar uma casa na árvore também não é uma tarefa muito fácil. O ideal é que o engenheiro civil ou arquiteto tenha o acompanhamento de outros profissionais qualificados, como dos engenheiros florestais e biólogos. Isso porque, primeiro, é preciso conhecer bem a planta, sua espécie, idade, volume e resistência. Depois, garantir que a mesma seja menos atingida possível, pois qualquer impacto pode comprometer toda a obra. Também, devem-se encontrar as dimensões ideias para a edificação, evitando qualquer sobrecarga no sistema que possa vir a comprometer a segurança de seus futuros ocupantes.

Casa na árvore projetada pelo arquiteto Andreas Wenning, em Djuren, na Alemanha. (imagem extraída de Nomades Digitais)
Dois modelos diferentes e rústicos de casas na árvore. (imagens extraídas de Somente Coisas Legais e Canhotices)

+ Sistema estrutural

Muitos governos mundiais têm regras rígidas quanto a construções sobre árvores. Não é à toa. Respeitar a natureza de um local e adaptar a edificação a um determinado terreno é fator importante para uma boa arquitetura. Os profissionais podem até se valer de qualquer método construtivo e fazer da árvore o aspecto central do projeto, desde que a deixem sempre protegia.

É comum o uso de pilares – tanto em concreto quanto em madeira; estacas, cabos e cordas para a sustentação de casas na árvore. Claro que existem outros processos estruturais muito mais simples ou sofisticados, mas, de todo modo, a escolha será sempre desafiadora. Vai depender do resultado de diversos estudos, como do solo – que precisa ser seco e firme; e do tipo de árvore – que pode não apresentar raízes apodrecidas. Isso impedirá que a casa fique desestruturada com o tempo.

Modelo de casa na árvore com três pavimentos. (imagem extraída de Decor Fácil)

+ Sistemas complementares

Normalmente, os sistemas hidráulicos e elétricos de uma casa na árvore funcionam de forma igual ou semelhante a uma residência comum. Mas, por exemplo, os fios elétricos precisam ser encapados com materiais isolantes, como o PVC, para evitar qualquer incidente. A caixa-d’água pode ficar na cobertura da casa ou estar na parte inferior da edificação, tendo, adicionada, uma bomba recalque. Já a cobertura precisa ser bem projetada. Ela não pode esconder a árvore, pois é a peça principal da composição. Também deve coletar bem a água das chuvas, de modo a evitar que os líquidos, em demasia, entrem em contato com o vegetal, acelerando seu processo de deterioração.

Casa no vale do Rio Lule, na Suécia. (imagem extraída de Filtro Mag)
Tree Hotel, localizado na Suécia. (imagem extraída de Nomades Digitais)

+ Arquitetura e Decoração

A arquitetura têm desenvolvido vários modelos diferentes, tradicionais ou modernos, de casas na árvore. Alguns são voltados apenas para crianças, mas outros são para adultos. A maioria desses projetos mostra uma crescente preocupação dos profissionais com a sustentabilidade, com a conservação e conscientização ambiental, com os conceitos artísticos, com o emprego de novas tecnologias, com a integração das edificações à paisagem, com a relação dos interiores com os exteriores e a integração do ser humano com a natureza. Não importa a proposta, todas as construções sobre árvores acabam sempre quebrando os maiores paradigmas da construção civil.

Sustainability Treehouse,  instalada entre florestas de West Virginia, EUA. (imagem extraída de Eco Telhado)
Modelo diferente de moradia sobre as árvores. (imagem extraída de Folha Vitoria)

A decoração de interiores de uma casa na árvore também é um chamariz. Normalmente, o projetista leva muito em consideração a questão natural e temática da casa para criar uma proposta de visual bem estiloso. Vale toda ideia criativa. Uma morada como essa, além de ter uma pegada sustentável, será aconchegante e personalizada, de acordo com o gosto e necessidades dos clientes. Algumas acabam tão luxuosas que possuem até banheira de hidromassagem, piscinas, escadas em vidro, deques de observação, claraboias e muito mais.

FontesNomades DigitaisWestwingJornal CruzeiroHypeness.


Leia Também:

Casa na árvore onde mulher mora há 10 anos pode ser derrubada

Programando uma viagem? Que tal se hospedar em uma casa na árvore?

Brincando – literalmente – de casinha! Conheça casas de crianças que são verdadeiras mini mansões


publicidade

publicidade