publicidade

publicidade

Sete opções de carreira para seguir após a faculdade de arquitetura


 

A graduação em Arquitetura faz com que os formados na área tenham diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. São oportunidades inseridas em um cenário que demanda cada vez mais jogo de cintura dos profissionais, principalmente dos mais novos e menos experientes. Ter habilidades diferenciadas, espírito empreendedor e de liderança são somados aos já exigentes pré-requisitos.

design-blog-da-arquitetura
Imagem: Portal Estácio

Pensando nisso, o Blog da Arquitetura separou algumas sugestões de carreiras que podem ser seguidas após a faculdade, em um período de muitas dúvidas, principalmente dos jovens:

1) Design de Mobiliário

O curso voltado à projeção de móveis leva em consideração as novas tendências do design e também as possibilidades de atuação no setor, de acordo com o que o público-alvo do negócio demande. Como resultado do trabalho deste profissional são esperados produtos cada vez mais inovadores e que se adaptem aos projetos simples e também aos sofisticados.

Como referência aos recém-formados, arquitetos renomados são relacionados às práticas do design de mobiliário, como foi Zaha Hadid. No exemplo a seguir, o Sofá Moon System foi desenhado pela arquiteta, em 2007, como uma forma de fugir ao tradicional formato dos assentos, e sem dúvida é apenas um dos objetos que inspiram os futuros designers de mobiliário.

zaha-hadid-blog-da-arquitetura
Imagem: Casa Cláudia

2) Fotografia de Arquitetura

Trazer através das lentes fotográficas o exterior e interior de diferentes construções e suas concepções arquitetônicas é uma das funções de um fotógrafo de arquitetura, profissional este que não apenas fotografa de maneira mecânica, mas se preocupa com as composições de formas, cores e luzes das imagens. Os fotógrafos de arquitetura aliam conhecimentos vastos em técnicas de imagem, história da arte, e claro, da própria Arquitetura.

memorial-da-america-latina-blog-da-arquitetura
Imagem: Armando Vernaglia Jr.

3) Paisagismo

A criação de espaços verdes e que tragam a natureza para diferentes locais, como casas e apartamentos, além de projetos voltados a espaços ao ar livre, incluindo áreas públicas, projetos de agricultura e de restauração ambiental são algumas das atividades previstas do paisagista. O mercado valoriza o bom profissional que sabe unir os conhecimentos em Arquitetura às habilidades de projetar pensando na natureza.

paisagismo-blog-da-arquitetura
Imagem: IBDA

4) Arquiteto Restaurador

A recuperação de bens arquitetônicos e artísticos, com a manutenção da estrutura original, é uma das atividades que o arquiteto pode desenvolver após a formação. Cursos de Pós-Graduação voltados a esta atividade estão disponíveis, e novamente os conhecimentos em Arquitetura são fundamentais. A memória e a preocupação com a restauração de construções representativas são sinônimos desta profissão, que geralmente não aparece com destaque nas matrizes curriculares de cursos de graduação, mas que pode ser uma boa alternativa para os recém-formados.

5) Planejador Urbano

O estudo do fluxo urbano, cada vez mais dinâmico, e as soluções para os problemas acarretados por essas mudanças constantes fazem com que esta atividade seja uma opção com oportunidades de carreira, inclusive na esfera pública. Soluções sustentáveis e que consideram aspectos econômicos, sociais e as distintas realidades das cidades fazem parte do trabalho deste profissional.

planejamento-urbano-blog-da-arquitetura
Imagem: Fatea

6) Design de Interiores

Uma das profissões que mais avança em oportunidades no mercado de trabalho é a de designer de interiores. Com foco na decoração e no arranjo de ambientes no interior de diferentes residências, clientes não faltam, principalmente a profissionais inovadores e antenados às tendências, conforme a necessidade de cada pessoa.

7) Design Industrial

O profissional formado nesta área atua na criação de desenhos e projetos para o desenvolvimento de produtos voltados às indústrias. É fundamental que este profissional interaja com as diferentes profissões que envolvem o trabalho na área industrial, com a importância do trabalho em equipe e conhecimentos variados, como em estética, em materiais, design e até mesmo na comunicação.

design-industrial-blog-da-arquitetura
Imagem: Jaycon Systems

E então, quais outras opções podem ser inclusas na lista? Sugestões e diferentes experiências?

Referências: ArchDaily, Guia do Estudante, Guia da Carreira


publicidade

publicidade