publicidade

publicidade

Lista BDA: 5 filmes com arquitetos


Não é difícil encontrar filmes nos quais o protagonista ou algum dos personagens seja um arquiteto. Mas, em meio a tantos, poucos se destacam e chamam a atenção. Por isso, o Blog da Arquitetura selecionou cinco que realmente valem a pena conferir.


Veja também: 16 filmes e documentários de arquitetura para assistir AGORA


A Origem (Inception, 2010)

(Foto: Inception Wiki)

Dirigido por Christopher Nolan, o filme já merece crédito pelo visual. Nele, uma das personagens centrais é Ariadne (Ellen Page), estudante da École d’Architecture em Paris. Sua missão no filme é desenhar os labirintos surreais que serão inseridos nos sonhos.

Curiosidade: em um dos episódios da série Abstract: The Art of Design, da Netflix, o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels menciona A Origem como uma de suas inspirações.

(500) Dias com Ela ((500) Days of Summer, 2009)

(Foto: Pinterest)

Nesta comédia romântica, o protagonista Tom (Joseph Gordon-Levitt) não é exatamente um arquiteto: ele trabalha em uma firma de cartões comemorativos, mas seu dom é para a arquitetura. Ele é pressionado pela namorada Summer a seguir a carreira dos sonhos, enquanto precisa lidar com o comodismo da vida.

Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle, 1993)

(Foto: Hooked on Houses)

Clássico da década de 1990, o filme mostra um arquiteto de Chicago (Tom Hanks) que se tornou viúvo recentemente e resolve recomeçar a vida em Seattle, ao lado do filho. Destaque para a casa flutuante onde ele mora e cria alguns de seus projetos.

Inferno na Torre (The Towering Inferno, 1974)

(Foto: The Dissolve)

Em um dos maiores exemplos de filme com desastre de todos os tempos, Paul Newman vive o arquiteto Doug Roberts, autor do prédio mais alto do mundo, em San Francisco. Porém, no dia da inauguração, uma falha elétrica provoca um incêndio de proporção inimaginável. Para assistir com pipoca.

Vontade Indômita (The Fountainhead, 1949)

(Foto: Moviestore Collection/Rex Features)

Interpretado por Gary Cooper, o protagonista é um arquiteto visionário e idealista que se vê obrigado a abandonar a carreira por falta de apoio. Em uma reviravolta, ele recebe a proposta de projetar um grande edifício. Algum tempo depois, torna-se o maior arquiteto da cidade.

Gostou da lista? Quais outros filmes com arquitetos você indicaria?

Fontes: IMDB, The Guardian, Wikipedia.


publicidade

publicidade