publicidade

publicidade

Essa ciclovia na Holanda passa por cima de uma escola (e o resultado é bem interessante)


Recentemente, mostramos aqui no Blog da Arquitetura uma ciclovia elevada na China que é considerada a maior do mundo. Outro projeto semelhante tem chamado atenção, desta vez em Utrecht, na Holanda. Trata-se de uma estrutura para pedestres e ciclistas que passa sobre o telhado de uma escola.

Assinada pelo NEXT Architects e Rudy Uytenhaak Architectenbureau, a ponte Dafne Schippers tem 110 m de comprimento e atravessa o canal do Amsterdã-Reno. Além disso, está integrada a uma escola e ao jardim público local.

Trecho da ciclovia em Utrecht sobre o telhado da escola: ela foi inaugurada em abril

Original e prática

A estrutura é coesa e suspensa 9 m acima da água – o ponto mais alto está a quase 35 metros acima dessa superfície. Uma vantagem é que ela ajudará a poupar o tempo de 7 mil ciclistas por dia, facilitando suas rotas. Isso porque a ciclovia liga o antigo centro de Utrecht com o novo distrito Leidsche Rijn.

Segundo o NEXT Architects, o design desafiou os designers envolvidos a colaborar intensamente, criando uma sintonia entre cada um dos profissionais. A ideia é que, ao conectar a cidade de uma nova maneira, a ponte será mais do que um percurso rápido entre dois pontos da cidade.

Nesta imagem panorâmica, é possível ver a ponte Dafne Schippers e a ciclovia integrada à escola e ao parque

O resultado é um conjunto coeso de infra-estrutura, arquitetura e paisagem. No trecho em que passa sobre o telhado da escola, a ciclovia alcança 7 m de altura. Ali, ela forma um espaço único coberto, que pode ser usado pelos alunos para estudar. Os autores do projeto também criaram uma área de lazer privada conectada ao parque Victor Hugo.

A ciclovia holandesa forma um conjunto coeso de infra-estrutura, arquitetura e paisagem

Fotos: Mastum Daksystemen/Maurice Iseger. Fontes: DesignBoomNEXT Architects e A AS Architecture.


publicidade

publicidade