publicidade

publicidade

Conhece essa técnica? Vaso elétrico permite cultivar plantas por meio da aeroponia


aeroponia_04_blog-da-arquitetura
FogBox, da empresa californiana GroBox (foto: divulgação)

Aqui no Blog da Arquitetura, já demos várias dicas para cultivar plantas e até hortas em ambientes internos, abordando especialmente produtos que lançam mão da tecnologia para facilitar o trabalho. Dentre as invenções inovadoras criadas recentemente está o FogBox.

Desenvolvido pela empresa californiana GroBox, trata-se de um vaso elétrico que permite às plantas crescerem por meio de vapor d’água com substâncias nutritivas, formando uma névoa (fog, em inglês) que alimenta o vegetal. É justamente essa solução com nutrientes que torna o sistema do FogBox diferente da hidroponia, sendo mais econômico e ideal para pequenos espaços.

aeroponia_01_blog-da-arquitetura
Uma solução com nutrientes alimenta a planta por meio do vapor d’água (foto: divulgação)

Chamada aeroponia (ou “cultivo no ar”), a técnica é também considerada mais prática e sustentável para quem quer ter hortaliças fresquinhas dentro de casa, necessitando de poucos cuidados e, consequentemente, demandando menos tempo para quem optar pelo sistema. Graças às substancias nutritivas, as plantas crescem duas vezes mais rápido.

Outra vantagem do FogBox é que possibilita cultivar até cinco ervas por vez. Por isso, caso o problema seja falta de espaço, o design da peça se adapta ao ambiente escolhido, seja cozinha, lavanderia ou até mesmo quarto ou sala de estar.

aeroponia_05_blog-da-arquitetura
Com o FogBox, as plantas crescem duas vezes mais rápido (foto: divulgação)

Fácil, prático e bonito

Sem a necessidade de solo e com pouco uso de água, basta encher o recipiente do FogBox com água, inserir as sementes e ligar o aparelho a uma tomada. O consumo é de 12 watts, que equivale a uma lâmpada pequena. O nebulizador transforma em vapor a água com os nutrientes dissolvidos, facilitando a absorção pelas raízes.

A luz LED, por outro lado, consume em torno de 9 watts e fornece às plantas um amplo espectro de luminosidade, para que cresçam saudáveis dentro de casa. O produto faz parte de um projeto de financiamento coletivo e pode ser encomendado no Kickstarter.

aeroponia_02_blog-da-arquitetura
Com o produto, é possível cultivar até cinco ervas por vez por meio da aeroponia (foto: divulgação)

Fontes: eCycleGlobo Rural e Kickstarter.


publicidade

publicidade