publicidade

publicidade

Conheça a nova identidade visual da cidade do Porto


Na maior zona urbanizada e populosa de Portugal está localizada a fascinante cidade do Porto. Além do belíssimo cenário, que mistura bons exemplares da arquitetura antiga e da contemporânea, Porto é muito conhecida pela sua produção de vinho e reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – por sua gastronomia.  Mas, para cada cidadão ou visitante esta cidade tem um significado diferente. Isto torna mais difícil resumi-la em apenas um único símbolo. Porém, Porto necessitava de uma renovação gráfica. Então, houve a ideia estabelecer uma nova identidade visual, que transmitisse a todos o que esta cidade verdadeiramente é.

porto_portugal_01-blog-da-arquitetura
Porto é a cidade que deu nome ao seu país, Portugal.

Representantes da Câmara Municipal do Porto constataram que a logomarca anterior, utilizada para ilustrar a cidade, deixava muito a desejar. No desenho, podia-se ver a torre da Igreja dos Clérigos, um monumento do século dezoito que é, atualmente, aberto à comunidade. Precisava-se, então, que fosse criado algo novo, uma melhor estratégia de comunicação que resumisse melhor a cidade como um todo. O objetivo era dar uma personalidade visual mais jovem à Porto e atrair mais turistas à região, melhorando ainda mais as finanças do município.

porto_portugal_02-blog-da-arquitetura
As quadrículas foram inspiradas nos azulejos azuis, presentes por toda cidade do Porto.

+ Uma nova identidade para a Porto

No ano de 2014, três estúdios de design, localizados na cidade do Porto, foram convidados para participarem de uma pequena competição para a nova marca da cidade. Dentre as propostas, o trabalho escolhido foi realizado pelo White Studio, um escritório gerenciado por um dos melhores designers de Portugal e professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o senhor Eduardo Aires. Sua proposta foi tão bem desenvolvida que recebeu prêmios significativos na área da comunicação europeia, como o dos European Design Awards e o D&AD Awards e Graphis.

O estudo de caso girou em torno de organizar e simplificar todas as possíveis definições que poderiam surgir sobre esta cidade. Os criadores da White Studio chegaram a uma incrível conclusão, de que ‘cada um tem a sua própria Porto’.  Então, foi preciso encontrar um resultado desta observação e a hierarquia correta . Afinal, em meio a tantos tipos diferentes de pessoas, arte, design, arquitetura, gastronomia e belezas naturais, havia infinitos elementos representativos espalhados por toda a cidade.

porto_portugal_03-blog-da-arquitetura
No lançamento da marca, um painel foi instalado na rua propondo que qualquer pessoa pudesse criar um novo símbolo.

porto_portugal_04-blog-da-arquitetura

+ A marca Porto. (Porto Ponto)

Havia uma multiplicidade de visões sobre a cidade do Porto. Portanto, o designer Eduardo Aires e sua equipe resolveram não descartar nenhuma delas. Eles foram inspirados pelos belos azulejos azuis, que são bem tradicionais na cidade e que narram parte da sua história. Sobre um gride, foram desenvolvidos diferentes ícones geométricos que funcionam como um código visual. A proposta é manter sempre aberta a lista de elementos representativos. Ou seja, esta é uma identidade visual que permite contribuições e será sempre partilhada com todos, eternamente mutável e dinâmica.

porto_portugal_05-blog-da-arquitetura
Dentro do slogan Porto. (Porto Ponto) parece caber toda uma cidade.
porto_portugal_06-blog-da-arquitetura
Exemplos das possibilidades de aplicações da marca em diversos suportes

As imagens gráficas, em contornos azuis sobre fundo branco, assim como os antigos azulejos portugueses, traduzem de forma simples a complexidade desta cidade. Seu design flexível também permite que a marca seja aplicada facilmente em diversos suportes, desde sites até mobiliários urbanos. Cada ícone se propõe a resumir os diferentes modos de vida que se pode ter nesta cidade, seus lugares emblemáticos e suas lindas paisagens. E com uma tipografia simples, a White Studio exprime no slogan ‘Porto Ponto’ que não é preciso mais palavras. Com tantas informações, passadas através de símbolos, já se pode perceber que Porto sempre foi e sempre será uma cidade bela, global e para todos.

Fontes: Site da cidade do Porto, White StudioDesign Culture, Universidade do Porto


publicidade

publicidade