publicidade

publicidade

Conheça 6 saunas diferentes de tudo o que você já viu


A arquitetura pode proporcionar diferentes tipos de experiências, oportunidades únicas de lazer, interação, intimidade, contemplação, reflexão e relaxamento. Algumas dessas são tão revigorantes que podem até mudar percepções e emoções humanas, além de promover o bem estar físico nas pessoas. Certamente, quando bem planejado, nenhum ambiente fica sem graça. Portanto, qualquer espaço pode ser devidamente adaptado ou transformado, fazendo com que sua apropriação seja algo quase natural, mesmo que a intenção do criador fosse somente emitir uma mensagem à sociedade.

(imagem extraída de Designboom)

+ Sobre arquitetura e projetos de saunas

Em geral, lugares destinados às saunas, estejam elas instaladas dentro de residências ou em edificações isoladas, são sempre pequenos. De acordo com seu funcionamento – sauna seca, com aparelho irradiando apenas calor; ou sauna a vapor, com aparelho gerador de vapor – suas características arquitetônicas podem ser diferentes. Por exemplo, utilizando revestimentos em madeira ou cerâmica, com tons de cores mais escuras ou frias, com iluminações embutidas ou aproveitamento da luz solar, entre outros. Mas, em outras propostas essas escolhas vão além dos detalhes, permitindo mais experimentações estruturais e remodelações urbanas, quebrando paradigmas estéticos; e instigando a cooperação entre civis e profissionais.

Veja, a seguir, seis belos exemplos de estruturas projetadas exclusivamente para saunas!

One Man Sauna

(imagens extraídas de Style Park)

Por Modulorbeat, essa obra fez parte de um projeto temporário, denominado de Borderlands, em um festival de artes na cidade de Bochum, na Alemanha. O objetivo era chamar a atenção para a relação do homem com o distrito urbano, e também sobre a do centro com as áreas periféricas da cidade. A criação do volume partiu do resultado de uma sobreposição de imagens fotográficas dos dutos existentes na antiga região industrial, hoje, abandonada.

A “One Man Sauna”, ou “Sauna de Um Homem”, é nada menos que uma torre de concreto pré-fabricado, com capacidade para apenas uma pessoa. Ela tem sete metros e meio de altura, divididos em três camadas funcionais interconectadas por escadas – piscina, sauna e ambiente de relaxamento e contemplação do céu.

Egg Sauna

(imagens extraídas de Designboom)

Essa incrível e distinta sauna pública, em formato de ovo, encontra-se localizada em meio à bela e paradisíaca paisagem de Kiruna, na Suécia. O envelope liso e multifacetado, de sessenta e nove peças em aço inoxidável dourado, contrasta-se com a neve e reflete as áreas urbanas vizinhas. É um símbolo escultórico, homenagem aos antigos campos de minério de ferro, antes existentes na região.

A estrutura possui cinco metros de altura e quatro metros de largura. Seu interior é revestido com madeira de pinho e aquecido por uma linda chaminé. Toda a estrutura pode ser desmontada e transportada para zonas diferentes de dentro da cidade. É uma forma de proporcionar aos residentes e aos visitantes um pequeno espaço de reflexão. Também um meio de inspirá-los a ter bons pensamentos, a serem otimistas e acreditarem no renascimento da economia e da cultura local.

Gothenburg Public Sauna

(imagens extraídas de Raumlabor e The RDN)

Com aspecto industrial, forma irregular e visual enferrujado, essa sauna pública encontra-se exposta em Gotemburgo, na Suécia. Em uma área hostil e poluída da cidade, o coletivo arquitetônico Raumlabor construiu uma curiosa estrutura sobre pilares de concreto. Suas superfícies são curvadas e angulares, como se tivessem sido erguidas com restos de materiais. Já o espaço interno é bastante acolhedor, todo revestido em madeira. E o chuveiro é rodeado por paredes feitas em garrafas de vidro.

A principal inspiração dos projetistas foram as gruas, as edificações abandonadas e a vegetação crescente espontânea da região. O objetivo era criar um lugar para a reunião de residentes locais, que servisse de exemplo, mostrando como um espaço sem uso definido pudesse voltar a ser tão atrativo ao ponto de receber novas atividades.

Sauna Grotto

(imagens extraídas de The Globe and Mail e House Garden)

A sauna Grotto está localizada em Georgian Bay, em Ontário, no Canadá – região que a National Geographic classificou como um dos mais bonitos pôr do sol do mundo. Seu planejamento foi feito pelo escritório de arquitetos Partisan. Incrustado em uma formação rochosa muito antiga – no qual serviu de inspiração para a proposta – o volume apresenta uma forma lisa e simples, revestida em madeira e contrastando com o restante da paisagem, bastante áspera.

A estrutura, que apresenta cerca de setenta e cinco metros quadrados, foi modelada, fabricada e construída com ajuda de uma tecnologia 3D. Seu interior apresenta formas sinuosas e orgânicas. Os assentos, confortáveis e acolhedores, parecem até imitar os movimentos dinâmicos da água e do ar. Tudo parece ter sido esculpido na própria pedra, mas é apenas madeira cedro.

Sauna de Rosendal

(imagens extraídas de Casa Vogue)

Nada mais eficaz para o relaxamento do que estar envolto pelas águas do mar, tendo uma visão privilegiada, em trezentos e sessentas graus, de belas paisagens montanhosas. Esta sauna pública, projetada pelo escritório de Rintala Eggertsson e pela Västlands Art Academy, está localizada na vila rural de Rosendal, na Noruega. Sua área é de vinte e cinco metros quadrados. As paredes são feitas de plástico transparente. E embora lá fora possa chegar a quase 20°C negativos, dentro da estrutura flutuante o revestimento em pinho e pedras, além do fogareiro, mantêm a temperatura agradável.

Wa Sauna

(imagens extraídas de Swipe Life e Archdaily)

Projeto de gCstudio, esta estrutura flutuante é chamada de “wa sauna”. Como um refúgio, instalado sobre as água da Baía União, em Seattle, Washington, atrai inúmeros visitantes, oferecendo uma perspectiva diferente da cidade. Sua construção contou com ajuda de colaboradores voluntários, da comunidade local. Contém uma estrutura em madeira, suportada por um quadro de alumínio e dezenas de barris. Seu interior apresenta um revestimento em cedro amarelo, assentos e um fogão a lenha bastante eficiente, que mantém o espaço aquecido.

Fontes: Saunas BlogWorld Build 365.


Leia Também:

O banho do futuro: conheça modelos de chuveiros bem diferentes (e dicas de como escolher o seu)


publicidade

publicidade