publicidade

publicidade

Como assim? Prédio em forma de U promete ser o mais longo (mas não o mais alto) de NY


Em uma cidade repleta de arranha-céus como Nova York, já não existem muitas maneiras de fazer uma nova ideia se destacar no âmbito arquitetônico. Porém, o escritório de arquitetura Oiio está decidido a surpreender a tudo o que já foi pensado até hoje com o seu novo conceito de edifício, conhecido como Big Bend. O que ele vai trazer de inovador? O Blog da Arquitetura conta a seguir!

Crédito: Oiio Studio

Segundo os arquitetos do escritório, assim como as próprias imagens demonstram, o edifício teria uma grande curvatura em “U” no topo, conectando suas duas partes. O mais interessante é que o edifício inclui janelas até mesmo ao longo da curvatura, o que indica que terão salas e escritórios até o topo da extensão do edifício.


Veja também: Conheça o futuro arranha-céu construído pela família de Bin Laden com 1 km DE ALTURA


O arranha-céu ainda impressiona por atingir o seu ápice aos 600 metros de altura, ponto no qual se curva e retorna para baixo. No total serão 1230 metros de comprimento. Esse formato em “U” faria do prédio uma característica muito inusitada: o Big Bend não seria o edifício mais alto do mundo, mas sim o mais longo! Desta forma, o escritório garante que o destaque para sem necessidade de preocupações com os limites de altura.

Apesar da construção ainda não estar garantida, Oannis Oikonomou, arquiteto da escritório, revela que o Big Bend teria a sua localização na 57th Street, bem próximo do Central Park. O escritório já enviou o projeto para várias empresas em busca de investimento para a sua concretização.

+E os elevadores?

Se o edifício é curvo, como os residentes iriam transitar em um edifício com tal curva?  Oiio chama de “o maior desafio na história elevador”, mas ainda sim acredita que pode torná-lo uma realidade. O elevador iria viajar com a curvatura do edifício através de um sistema inovador de deslocamento.

Mesmo que o Big Bend nunca chegue a ser concretizado, Oiio certamente trouxe à tona uma discussão sobre o zoneamento de Nova Iorque, já que existem algumas normas, leis e burocracias para novos prédios altos e esta arquitetura pode ser encarada como uma maneira de burlar a lei.

Os morados da região tem comentado bastante sobre essa possível construção e grande parte da população não vê com bons olhos o Big Bend, encarando como uma monstruosidade, já que “prejudicaria consideravelmente” a vista para o Central Park, um dos maiores pontos turísticos da cidade. No entanto, fica a torcida para que o edifício consiga de fato ser de fato finalizado, seja em NYC ou em qualquer outra cidade.

Essa discussão, inclusive, acontece simultaneamente em diferentes partes do mundo, como é o caso desse outro projeto em Londres.

Qual o seu palpite? Será que a obra sai do papel?

Fonte: Interesting Engineering


publicidade

publicidade